sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Polícia desarticula quadrilha que comprava veículos com cheques falsos em cidades do Nortão 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Quatro estelionatários que aplicavam golpes de compras de veículos com cheques falsos com vítimas em todo o país foram presos em flagrante em uma operação interestadual deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso com apoio das Polícias Civis do Pará e de Mato Grosso do Sul. A operação Defraudo, deflagrada pela delegacia de Confresa, foi encerrada hoje. 

As investigações apontam que os envolvidos praticaram golpes em diversas cidades brasileiras. Em Mato Grosso, foram identificadas vítimas em Confresa, Ipiranga do Norte, Guarantã do Norte, Água Boa e Colíder.  Também foram registradas ocorrências nas cidades de Uruana (GO), Mineiros (GO), Três Lagoas (MS), Dracena (SP) e Palmas (TO).

Segundo o delegado de Confresa, Matheus Soares Augusto, a estimativa é que, somente em 2021, a associação criminosa tenha causado prejuízos na ordem de R$ 300 mil às vítimas. O delegado acredita que no decorrer das investigações outras vítimas serão identificadas.

“Durante os trabalhos, ficou demonstrado que os criminosos eram especializados em crimes desta natureza. Com base na cidade de Rolim de Moura (RO), eles viajavam o Brasil aplicando golpes e retornavam ao seu estado eventualmente para descansar e gastar o dinheiro obtido ilicitamente”, disse o delegado.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos se apresentavam com documentação falsa, buscando vítimas idosas ou com alguma vulnerabilidade. Os suspeitos demonstravam interesse na compra do veículo e ao se dirigir à agência bancária para realizar o pagamento, utilizavam cheques falsos.

As vítimas acreditando ter recebido a quantia negociada transferiam o veículo aos estelionatários, que a partir de então anunciavam nas redes sociais e em sites de venda, com preços abaixo de mercado para que fossem vendidos o mais rápido possível.

Ao encontrarem algum interessado vendiam o veículo e recebiam o dinheiro em suas contas bancárias. A vítima que recebeu o cheque falso só percebia o golpe alguns dias depois quando os veículos já haviam sido vendidos para terceiros.

O delegado de Confresa, Matheus Augusto, a investigação contra estelionatários deste calibre é sempre um desafio muito grande, pois eles utilizam documentos falsos, contas bancárias de laranjas e celulares cadastrados em nomes de terceiros. “A garra e o comprometimento dos investigadores prevaleceu e os resultados vieram. O dia de hoje é muito importante para Polícia Civil pois demonstra que não existe crime perfeito e que mesmo diante dos desafios esses profissionais conseguem fazer um excelente trabalho”, disse.

De acordo com a assessoria, dois estelionatários foram presos em Mato Grosso, no sábado (1), e mais duas pessoas acabaram presas nesta segunda-feira (3), no estado do Pará, onde também foram recuperados dois veículos.

As investigações que resultaram na desarticulação do grupo criminoso tiveram início no mês de fevereiro, após os suspeitos passarem pela cidade de Confresa, onde aplicaram o golpe contra uma idosa de 66 anos. A vítima teve prejuízo de R$ 28 mil.

A Polícia Civil informou que os investigados serão indiciados por crimes de estelionato qualificado, uso de documento falso, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrão invade empresa e furta produtos em Sinop

O proprietário de uma Hamburgueria, relatou aos investigadores de...

Foragido por homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Um homem considerado foragido da Justiça por crime de...

PF de Mato Grosso faz operação sobre saques irregulares de créditos judiciais

A Polícia Federal de Cuiabá deflagrou, hoje, em São...
PUBLICIDADE