A Polícia Civil confirmou, ao Só Notícias, por meio da assessoria, que foram cumpridos 9 mandados judiciais, esta manhã, entre busca e apreensão de documentos e prisões na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e outros 4 pontos em Cuiabá.
A Delegacia Estadual de Meio Ambiente confirmou a prisão de três servidores comissionados da secretaria. A operação realizada pela Dema apura possíveis irregularidades nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
De acordo com a assessoria da Sema, o Juizado Volante Ambiental (Juvam), responsável pela expedição dos mandados, decretou segredo de justiça no processo para preservar as investigações, por isso os nomes e cargos dos investigados e presos não foram divulgados.
Ainda segundo a assessoria, o governo de Mato Grosso reitera que irregularidades não serão admitidas e por isso atua para que as responsabilidades sejam apuradas e caso sejam confirmadas as infrações, as devidas providências administrativas e criminais serão tomadas.
Por nota enviada pela assessoria de imprensa, o Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA) informa que nenhum dos denunciados na operação é servidor de carreira, e que a classe é a favor que irregularidades seja apuradas e os culpados sejam punidos e que não concordam com qualquer ação que descumpra a lei ou normas da instituição.
(Atualizada às 16h43)