Policiais militares apreenderam 43 armas e quatro quilos de drogas durante a operação “Saturação”, deflagrada em todo o Estado entre os dias 7 e 11 deste mês. Neste período, foi realizado policiamento ostensivo, bloqueios, arrastões e abordagens, com uso de carros, motocicletas e policiamento a pé. Foram registradas mais de mil ocorrências.
Entre as armas, 15 revólveres, quatro pistolas, três espingardas, três armas de brinquedo e 18 armas brancas. Foram levadas 526 pessoas à delegacia, sendo 235 em flagrantes. Os policiais também apreenderam quatro quilos de entorpecentes, sendo que três quilos foram encontrados por policiais do 3° Comando Regional de Cáceres.
O comandante do 1° Batalhão da PM, em Cuiabá, tenente-coronel Antônio Mario da Silva Ibanez Filho, disse que o trabalho foi importante para a prevenção de crimes. “O ideal é evitar que o crime aconteça e, por isso, nós realizamos esse trabalho preventivo com abordagens e policiamento ostensivo”.
Durante a operação, 8.042 veículos foram vistoriados, 15.230 pessoas abordadas, 1.090 notificações aplicadas, 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas e 285 veículos apreendidos.
Segundo o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Jadir Metello da Costa, as operações são realizadas mediante relatórios emitidos pelo serviço de inteligência e análise de dados estatísticos. “São mapeados os locais considerados de risco e, assim, nós realizamos o policiamento nestas regiões para garantir a segurança ao cidadão”.