Um piloto de avião, que vinha de Belém (PA), foi detido no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por porte ilegal de arma, esta manhã. O piloto, que tem 58 anos, carregava uma pistola 6.35 milímetro com seis munições intactas dentro da mochila e foi detido por policiais militares que fazem o policiamento do aeroporto. A arma foi detectada no setor de raio-x. Levado para a Central de Flagrantes, ele pagou fiança e foi liberado.
Em depoimento na Central de Flagrantes, o piloto explicou que ganhou a arma que era de um amigo já falecido. A viúva teria o presenteado com a pistola, em Belém. Um investigador informou que por ser piloto e ter passagem livre nos aeroportos, ele conseguiu trazer a pistola dentro da aeronave que ele pilotava que saiu de Belém e iria para Porto Velho (RO). No entanto, ao fazer escala no aeroporto Marechal Rondon ele desembarcou com a arma em uma mochila que logo foi detectada.
Ainda conforme o investigador da Central de Flagrantes, o piloto disse ao delegado plantonista que pretendia entregar a pistola na Polícia Federal, já que não precisava dela. O delegado arbitrou fiança, cujo valor não foi informado, e o piloto que trabalha em Belém, em uma empresa de pesquisa de minérios seguiu viagem. A arma ficou apreendida e ele vai responder em liberdade ao processo por porte ilegal de arma de fogo.