A Polícia Federal informou que prendeu, esta manhã, dois moradores do município de Luciara (região Araguaia) que estavam “aliciando e incitando a população para se manifestarem de forma violenta contra a consulta pública para transformar uma área do município em RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável”. A 8ª Vara Federal de Cuiabá mandou prender 3 pessoas e o outro acusado está sendo procurado.
A PF informou que está mantendo 10 policiais na cidade “visando manter a ordem”e que há policiais civis e militares da região. Os presos serão encaminhados para São Félix do Araguaia, onde serão ouvidos e posteriormente encaminhados para a cadeia conforme despacho judicial da prisão temporária.Um grupo de proprietários de terras fechou o acesso à cidade e uma série de atentados foi registrada pela polícia da região. Duas casas, localizadas na área rural do município, foram incendiadas e uma casa de um diácono, que fica no núcleo urbano, foi alvejada com vários tiros.
A prelazia, braço da Igreja Católica, estaria apoiando os “retireiros” na tentativa de demarcar Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), projeto que atingirá 108 mil hectares.
O secretário de Segurança, Alexandre Bustamante se comprometeu nesta segunda-feira (23) com o prefeito da cidade, Fausto Azamburja Filho e autoridades locais que estiveram reunidos em Cuiabá que também vai encaminhar reforços para região.
(Atualizada às 13:50h)