A Polícia Federal desencadeou, nesta manhã, em Mato Grosso, Goiás e Pará, a “Operação PA SIBA ARE”. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de maconha e cocaína. Cerca de 80 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em sete municípios destes estados. Até o momento, 13 dos mandados de prisão já foram cumpridos. De acordo com a assessoria da PF, uma pessoa foi presa em Cuiabá e outras duas ainda estão foragidas. Não foi confirmado os demais municípios onde foram efetuadas as detenções.
A investigação, realizada pela Delegacia de Polícia Federal em Barra do Garças, iniciou a cerca de dez meses com o propósito de descobrir um esquema voltado à introdução de entorpecentes para o interior da cadeia do município de Aragarças. No decorrer das diligências, foram realizadas cinco prisões em flagrante e apreendidos aproximadamente 22 quilos de cocaína e 140 quilos de maconha.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão. Todos os presos, após serem interrogados, serão recolhidos à cadeia de Aragarças (GO), onde permanecerão à disposição da Justiça Estadual.
A “Operação PA SIBÁ ARE” recebeu esta denominação devido ao nome, na língua Xavante, do Rio Garças, próximo às principais cidades que servem de “base operacional” à organização criminosa investigada, ligada ao tráfico ilícito de entorpecentes, provenientes do Paraguai e da Bolívia.
(Atualizada às 10h33)