terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

PF divulga lista de fraudadores em licitações de saúde presos em MT

PUBLICIDADE

Mato Grosso era a sede da organização criminosa que desde 2001 vinha fraudando licitações de bens móveis do Ministério da Saúde com várias prefeituras de Mato Grosso, Acre, Amapá, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. E a chefia da operação criminosa estava a carga da família Trevisan Vedoim, que tem duas empresas em Cuiabá, a Planan Indústria e Comércio e a Santa Maria Comércio. Esta família contava com o suporte de funcionários do Ministério da Saúde, da Câmara Federal em Brasília e da Associação Mato-grossense dos Municípios. A revelação foi feita na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal que desencadeou a “Operação Sanguessuga” para por fim aos fraudadores que deram um prejuízo superior a R$ 110 milhões aos cofres públicos.

Os delegados Aldair Rocha, superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Ilson Damásio, coordenador de Defesa Institucional da PF e Tardelli Teixeira Boaventura, delegado de Combate ao Crime Organizado disseram que o trabalho de investigação para por fim a este fraude começou no início de 2004. Eles disseram ainda que a quadrilha começou a agir em 2001 e que já atuavam em pelo menos mil municípios brasileiros. “A sede desta quadrilha era Cuiabá e contava com gente com livre trânsito em Brasília. Eles inclusive colocaram uma de suas funcionários em cargo chave no Ministério da Saúde para garantir a fraude’, explicaram, citando que esta funcionária da família Trevisan Vedoin era Maria da Penha Lino, ex-empregada da Planan que foi trabalhar com cargo de DAS-4 no setor de licitações do Ministério da Saúde.

Segundo a PF, a família Trevisan fraudava licitações de prefeituras em todo o Brasil. Os primeiros levantamentos dão conta de que a quadrilha com sede em Mato Grosso amealhou dos cofres públicos R$ 110 milhões no período de 2001 a 2006. “Eles contavam com uma estrutura muito grande com agentes públicos, assessores parlamentares e esta Maria da Penha Lino que foi infiltrada no Ministério Público para garantir as fraudes da quadrilha’, disse o delegado Tardelli Boaventura.

Aliado da família Trevisan Vedoim e que era o encarregado de acertar todos os detalhes da fraude em Brasília, o ex-deputado federal José Edimar Ronivon Santiago, foi preso no Acre e será trazido para Cuiabá onde ficará preso com todos os envolvidos já presos em Mato Grosso.

A Policia Federal explicou que foram executados 54 mandatos de prisão temporária e 53 mandatos de busca. De Mato Grosso 21 pessoas foram presas, sendo uma em Brasília – a servidora do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino. A PF fez o seqüestro de bens e o bloqueio das contas bancárias. A PF está trabalhando com 150 polícias e 50 delegados. E todos os presos virão para Cuiabá.

Segundo o delegado Tardellli, a família Tevisan Vedoin atuava para mil unidades de saúde no Brasil todo. Foram feitos monitoramento telefônico, quebra de sigilo, análise de extrato bancário. Ele explicou que houve Superfaturamento em até 120% e que muitas unidades eram entregues só com maca.

Confira os nomes dos empresários e pessoas envolvidas presas em Mato Grosso na Operação Sanguessuga:

CUIABÁ

Adilson da Silva Guimarães – empresário
Alessandra Trevisan Vedoim – empresária
Alessandro Silva de Assis – Representante comercial da Plan
Angeleta Felipe Nunes – trabalha para Ronildo Pereira Medeiros
Aristóteles Gomes Leão Neto – empresário
Creia Maria Trevisan – empresária
Cíntia Cristina Medeiros – empresária
Darci José Vedoin – empresário
Emir Rodrigues de Jesus – empresária
Francisco Rodrigues Pereira – vendedor
Gustavo Trevisan Gomes – empresário
Ellen Paula Duarte Cirineu – empresária
Ivo Marcelo Espindola da Rosa – empresário
José Tomas de Oliveira Neto – empresário
Luis Antônio Trevisan Vedoin – empresário
Maria da Penha Lino – funcionária do Ministério da Sáude
Maria Estela da Silva – empresária
Maria Loedir de Jesus Lara – empresária
Neorely Aparecida – empresária
Ronildo Pereira Medeiros – empresário
Tabajara Montesuma Carvalho – empresário

Leia mais:
Ex-deputado acusado de chefiar quadrilha será levado a Cuiabá. 40 foram presos
PF prende 20 em Mato Grosso na operação sanguessuga

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia encontra porções de drogas dentro de garrafa térmica em Mato Grosso

Policiais da Delegacia de Campo Verde (136 quilômetros de...

Fazendeiro preso por desmate químico em MT fica em silêncio durante interrogatório

A Polícia Civil informou que durante interrogatório, o pecuarista...

Corpo do 3º motorista de aplicativo assassinado é encontrado em Mato Grosso

Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa...
PUBLICIDADE