A Polícia Militar iniciou, ontem, as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) que é uma ação conjunta entre PM, escolas e famílias, com o objetivo de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Em Nova Mutum, cerca de 500 alunos terão acesso ao programa, desenvolvido nas salas de aulas, pelo soldado PM Dultra. Além de aulas especificas, sobre temas como a conscientização dos males causados pelas drogas e violência os alunos recebem uma cartilha com 11 lições que exemplificam situações negativas que os jovens podem encontrar durante sua formação. "Queremos desenvolver neles esta consciência, esta preocupação. Para que quando tiverem que dizer não as drogas, que o façam com firmeza e convicção", afirma Dultra.
A cartilha funciona também como um instrumento que amplia a participação dos familiares nas ações do Programa. "O Livro do Estudante, como chamamos essa cartilha, contém lições para casa, e exige o auxilio dos pais. O que consequentemente os faz estarem mais presentes, podendo inclusive nos auxiliar neste objetivo", ressalta o soldado.
Há mais de 20 anos, o programa é realizado no país. Em Nova Mutum, um número expressivo de jovens já passaram pela ação. Em 2011, 500 crianças receberam o diploma de participação.