Policiais Militares de Sinop apreenderam quatro espingardas (calibres 36, 20, 28 e 12) e dois revólveres calibre 38, no assentamento Zumbi dos Palmares, na região de Cláudia. Seis pessoas foram detidas na área e conduzidas para delegacia da Polícia Judiciária Civil, após a ação. A apreensão ocorreu, após o registro do assassinato de Noir Castelo Júnior, 29 anos, morto no natal, em razão de um conflito envolvendo questões fundiárias. Ele foi morto com dois tiros na cabeça na data de 25 de dezembro e o suspeito do crime, identificado como ‘Gilberto”, ainda se encontra foragido.
Um dia após o crime, o genro dele procurou a Polícia informando sobre ameaças de morte. Também denunciou que havia sido expulso da área.
Em razão das informações, a PM se deslocou ao local e passou a realizar diligências. Foram empregadas equipes do Núcleo de Cláudia e da Força Tática do CRIII. As armas foram encontradas em barracos e os proprietários delas foram detidos. A operação foi planejada pelo comandante do Comando de Policiamento de Área (CPA), de Sinop, major Aurélio Villas Boas.
Foram presos José Marcondes Aragão, mais conhecido como Marquinho, que estava em poder de duas espingarda sendo uma calibre 20 e outra 28. Maria Eunice com uma espingarda calibre 32. Valdecir Heidmann em posse de uma espingarda calibre 36; Reinaldo Guardiano Silva, conhecido pelo apelido de “Baiano”, com um revólver calibre 38 com 6 munições; Adailton Rodrigues Lemos, o “Pote”, e Francisco Moreira da Silva, também com um revólver calibre 38, com 6 munições intactas.