Seis homens acusados de extração ilegal de madeira foram presos, em Nova Ubiratã, no final de semana. Todos os presos são moradores de Feliz Natal e foram flagrados retirando madeira de dentro de uma fazenda, a cerca de 100 quilômetros do centro de Nova Ubiratã.
Uma sexta pessoa, que encomendava a madeira, também foi presa. Segundo a Polícia, a fazenda localizada na região do Distrito de Santa Terezinha do Rio do Ferro é de difícil acesso e ao entrar na propriedade, os policiais flagraram os cinco homens de posse de duas motocicletas e duas motosserras, apreendidas juntamente com 480 lascas de madeira da espécie Itaúba.
A extração ilegal de madeiras era coordenada por um homem, 30 anos, que segundo levantamento dos policiais, ficava com 30% da madeira retirada, enquanto os demais dividiam o restante. Este foi detido em sua residência, no Distrito de Santa Terezinha.
As investigações iniciaram com a denúncia de ameaças com arma de fogo ao dono do imóvel rural, de 40 hectares de preservação de mata nativa. O proprietário teria sido ameaçado ao tentar retirar a quadrilha da área há alguns meses.
Segundo as investigações, uma grande quantidade de madeira de Itaúba foi retirada do local, sem a autorização do proprietário. A quadrilha na posse da área, até o nome da fazenda já havia mudado. Os presos foram autuados por crimes contra o patrimônio, esbulho possessório, furto e formação de quadrilha, além de crime ambiental por estarem derrubando árvores e retirando madeiras sem a devida autorização do proprietário ou autarquia federal.
Os seis homens foram conduzidos ao Centro de Ressocialização de Sorriso e ficarão à disposição da Justiça.