PUBLICIDADE

Nortão: 4 presos por grilagem de terras e furto de madeira

PUBLICIDADE

Quatro homens foram presos hoje em Sinop na operação “Louva-Deus”, realizada pela Polícia Civil. Elizandro Vitor de Souza da Silva, 30 anos, Vitor Ribeiro da Silva, 57 anos, Francisco Benedito da Silva são acusados de grilarem terras para furtarem madeira. O delegado Luiz Henrique de Oliveira aponta que eles estavam “perturbando a posse de outras áreas vizinhas, geralmente com furto de madeira e ameaças de morte aos proprietários que registraram boletim de ocorrência”. O suspeito Ademir dos Santos, o “Pateta”, foi preso no distrito de Analândia do Norte, por policiais de Marcelândia. Os irmãos Cláudio Mendoza e Ademir Mendoza, os “paraguaios”, estão foragido.

O delegado explicou que a ação é resultado de investigações iniciada em 26 de setembro passado quando a polícia constatou a extração ilegal de madeira, em uma área litigiosa, próxima ao Distrito de Analândia do Norte, onde foram apreendidos dois tratores, um caminhão, motosserras e armas de fogo de uso restrito. Para evitar a invasão de suas áreas, os posseiros ameaçados contrataram Francisco Benedito da Silva, conhecido como “Irmão”, para fazer vigia das terras. “Entretanto, este acabou associando-se a Elizandro e Vitor, permitindo a retirada da madeira e lucrando com os crimes ambientais, por meio da comercialização de madeira contida em área de terceiros”, disse o delegado Luiz Henrique de Oliveira.

A polícia comprovou que Cláudio Mendoza, Ademir Mendoza e Ademir dos Santos conhecidos na região respectivamente como “Paraguaios” e “Pateta”, eram as pessoas que estavam efetuando o corte e extração da madeira, que depois eram levada para uma madeireira em Analândia do Norte, que pertence a Ademir dos Santos, o “Pateta”. Os maquinários e caminhão apreendidos pertencem aos irmãos “Paraguaios” e “Pateta”, aponta o delegado.

A polícia aponta que outros dois proprietários foram vítimas de furto de madeira.vPelo menos dois suspeitos possuem antecedentes criminais: Francisco Benedito da Silva, se encontrava preso desde o último dia 15 acusado de tráfico de drogas. Agora também terá que responder pelos crimes investigados na operação “Louva-Deus”.

Elizandro Vitor de Souza da Silva tem condenação por porte ilegal de arma de fogo na comarca de Colíder. Ele responde a processo criminal por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na comarca Cláudia, além de ser suspeito de um homicídio na cidade de Marcelândia, em 2004.

Com a conclusão do inquérito policial os acusados responderão na Justiça por vários crimes de formação de quadrilha, furto qualificado, crimes ambientais, coação no curso do processo e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.O nome “Louva-Deus” refere-se ao inseto que é predador do “Grilo”, relativo a “grilagem”. As informações são da assessoria da Polícai Civil.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE