Após nove dias de ação integrada visando a preservação do ecossistema em Mato Grosso, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, e a secretaria de Estado do Meio Ambiente, finalizaram, ontem, a operação Fauna. Os trabalhos foram na região dos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.
Os trabalhos iniciaram no dia 15 e foram destruídas duas canoas, apreendidas redes e motores de barcos. Na oportunidade as equipes também levaram informações e orientações para os ribeirinhos sobre a pesca legal e ilegal.
A operação foi deflagrada para intensificar o patrulhamento e a fiscalização terrestre e fluvial, objetivando em especial, o combate a pesca predatória e caça. Os policiais civis em parceria com os fiscais da Sema realizaram patrulhamento as margens do rio Cuiabá, nas regiões do Porto, Praeirinho, Barranqueira, Praia da Vereda, Engenho Velho, Estirão Cumprido e outros.
As barreiras terrestres também foram montadas nas proximidades das MT-040 e MT-361, além de estradas vicinais e de acesso aos pesqueiros nos respectivos municípios. Em atendimento a denúncias de transporte e pesca predatória, a fiscalização pela água foi feita através do patrulhamento fluvial, onde foram vistoriados pescados e os materiais de pescas, para apreender apetrechos proibidos como redes e tarrafas.
Conforme os delegados da Dema, Liliane de Souza Santos Murata Costa e Alexandre Vicente, esse tipo de trabalho é uma ação que vai ao encontro dos anseios da sociedade para com a preservação da nossa fauna. “A Dema atuará dentro de sua competência no enfrentamento ao crime ambiental e ilícitos penais, sempre que necessário, visando principalmente a conservação do meio ambiente”, destacou Murata.