PUBLICIDADE

Mato Grosso regulamenta pagamento de recompensa em dinheiro em casos de investigações criminais

PUBLICIDADE
Só Notícias (Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial, hoje, o decreto 1.419 iniciando a regulamentação do pagamento de recompensa por informações que auxiliem o trabalho das forças de segurança em investigações criminais. O valor pode chegar a R$ 50 mil, dependendo da complexidade das investigações. Os valores a serem pagos serão do orçamento da secretaria de Segurança, por meio do Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Pública (Fesusp).

O decreto considera a lei federal 13.608 e a Lei Estadual 11.078/2020, que normatizam o pagamento de recompensas, que já funciona no São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Para que o sistema de pagamento de recompensas passe a funcionar de fato em Mato Grosso, a secretaria estadual de Segurança Pública criará uma comissão que determinará quais casos criminais e valores que deverão ser pagos, respeitando alguns critérios como o próprio nível complexidade da investigação, o nível de periculosidade do suspeito foragido, a repercussão do crime, entre outros.

A comissão será composta por servidores da secretaria de Segurança, da Polícia Judiciária Civil, da PM, da Polícia Penal, do Ministério Público Estadual e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A partir da elaboração de um regimento interno, a comissão vai poder definir todas as normas para que os denunciantes possam então postular o pagamento da recompensa.

“Este é um recurso muito importante que já é adotado não só em outras cidades brasileiras, mas em outros países. E considero um importante instrumento para que estimule a participação da sociedade na resolução de crimes de grande repercussão”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

O artigo 2º do decreto determina que o pagamento da recompensa será destinado ao cidadão que colabore, de forma anônima ou não, com informações concretas que levem ao esclarecimento de crimes e também à prisão de infratores, que auxiliará na redução de crimes de grande repercussão que necessitem de atuação imediata.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre no hospital mulher esfaqueada por homem em Sorriso

Uma mulher morreu esta tarde no hospital regional de...
PUBLICIDADE