A Operação Genesis iniciou esta madrugada com 400 integrantes das forças de segurança e deve durar dez dias. Equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), policiais federais, civis peritos criminais e fiscais do Ibama, Indea e Receita Federal. Eles atuarão na fronteira de forma integrada por terra, água e ar, comabtendo tráfico internacional de drogas e roubo de veículos. Eles vão atuar nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia, que figura como uma das principais portas de entrada de droga no país. Mato Grosso tem 28 municípios da faixa de fronteira como Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outros, onde também é feita a megaoperação.
•Acompanhe Só Notícias no Twitter
É feito patrulhamento fluvial pelos rios Cuiabá, São Lourenço, Rio Paraguai entre outros são um dos locais em que militares irão atuar. Patrulhamento terrestre será realizado durante toda a operação. Militares a pé fiscalizarão as chamadas ‘cabriteiras” (estradas vicinais/alternativas abertas com a finalidade de transporte de drogas, para que os ‘mulas”- pessoas que transportam a droga, não tenham que passar pelas barreiras fixas de policiamento), e se embrenharão no mato em busca de suspeitos.
Ao mesmo tempo dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vão sobrevoar a região, no monitoramento do espaço aéreo e também no suporte para o deslocamento dos militares aos lugares mais longínquos.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública em parceria com 37 instituições municipais, estaduais e federais realizam a operação que acontece simultaneamente na faixa de fronteira de todo Brasil.
O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, a segunda edição da Operação Genesis visa “inibir a prática de crimes transfronteiriços e impedir delitos é o nosso objetivo, assim como trazer a segurança para as comunidades na faixa de fronteira”, disse.
O comandante explica também que o nome da operação Gênesis foi escolhido em alusão ao livro bíblico que trata do início da vida e que cuja tradução significa ‘Origem”. “Proteger e cuidar de vidas é um dos nossos objetivos”, reforça Ibanez.