Acabam de chegar a Sinop, mais 9 pessoas que foram presas hoje, pela Polícia Federal, na Operação Kayabi, em Alta Floresta e Paranaíta. Agora já são 29 presos na região Norte, sob acusação de grilagem e invasão de terras indígenas, que estão em Sinop. Como Só Notícias já informou, ontem foram recambiadas 20 pessoas que foram presas em Alta Floresta.
A PF ainda não divulgou o nome das 9 pessoas presas hoje. Em Sinop, faltam cumprir 3 mandados de prisão, sendo um engenheiro florestal e dois empresários do ramo de recuperação de máquinas agrícolas. A mulher que foi presa ontem em Sinop, que ainda não teve a identidade revelada, passou mal agora há pouco e foi encaminhada para o Pronto Atendimento. Ela já foi medicada e retornou para a cadeia de Sinop.
Neste sabado começam os depoimentos dos acusados.
Pesam sob estas pessoas as acusações de grilagem de terras públicas; a exploração das florestas da terra indígena Kayabi; crimes contra o meio ambiente e a Administração Pública; a extração, transporte e comercialização ilegal de madeiras; e genocídio contra as etnias indígenas Kayabi, Apiaká e Munduruku, que vivem na reserva Kayabi.
(Atualizada às 21:12hs)