segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais 15 são conduzidos por realizar exames de Coronavírus sem autorização em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: asssessoria)

Mais 15 pessoas que se passavam por profissionais de saúde para realizar exames de detecção do novo Coronavírus no município de Barra do Garças (509 quilômetros de Cuiabá) foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil e responderão por exercício de profissão ou atividade econômica, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o exercício e também por  Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Em trabalho conjunto da Polícia Civil e Polícia Militar foi realizada a identificação dos suspeitos que assinaram Termo Circunstanciado  de Ocorrência (TCO) pelo crime. As diligências iniciaram ontem, quando moradores da região compartilharam informações nas redes sociais, sobre supostos profissionais de saúde que estariam realizando exames de detecção de corona vírus nas residências.

Durante os trabalhos, as pessoas eram submetidas a questionários sobre a doença, com fins de serem colhidos dados estatísticos e em algumas residências, foi realizada pulsão para coleta de sangue para teste rápido de Covid-19,

Suspeitando da situação, os atendidos entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que negou qualquer ação neste sentido, autorizada ou programada no município ou região. Diante da negativa de autorização, a população de Barra do Garças entrou em pânico e acionaram as forças de segurança.

Durante as oitivas, foi verificado que nenhum dos 15 contratados é profissional de saúde, nem mesmo em nível técnico. Desta forma, os conduzidos não estavam habilitados a realizar tal procedimento, que sem cumprimento das medidas técnicas colocam a população, bem como os próprios trabalhadores em risco de contaminação e propagação da doença.

Diante das evidências, o delegado, Adriano Marcos Alencar, lavrou o TCO em desfavor dos conduzidos pelo delito de exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício e por  infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Ontem, a Polícia Militar encaminhou um homem e uma mulher à delegacia para prestarem esclarecimentos após serem flagrados aplicando testes rápidos do Coronavírus (Covid-19), em Rondonópolis (217 quilômetros de Cuiabá). Com eles, os policiais apreenderam 24 testes, 20 toucas plásticas e aventais, saches de álcool em gel e outros materiais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende suspeito de estuprar a enteada por quatro anos em MT

A Polícia Civil de Comodoro (638 quilômetros de Cuiabá)...

Rotam apreende três adolescentes por roubo a empresa em Sorriso

Policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) localizaram e...
PUBLICIDADE