PUBLICIDADE

Maioria dos homicídios em Mato Grosso é cometida com armas de fogo

PUBLICIDADE

Dos homicídios registrados em Mato Grosso, 64% foram com arma de fogo. Esta é mais uma estatística do Atlas da Violência 2016 e refere-se ao período de 2004 a 2014, quando do total de 11.115 mortes, 7.114 foram causadas por arma de fogo. Segundo o estudo, ainda que essa proporção tenha reduzido após o Estatuto do Desarmamento (ED), em 2003, a violência letal com arma de fogo no Brasil continua alcançando patamares só comparáveis a alguns poucos países da América Latina, sendo tal indicador bem superior aos 21% que é a média dos países europeus.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), responsáveis pelo estudo, ao observar a variação da taxa de homicídio por arma de fogo, por 100 mil habitantes, entre 2004 e 2014, pode-se notar uma significativa amplitude dos indicadores, com nove unidades federativas que apresentaram diminuição da taxa. Em seis estados, o aumento foi menor do que 50%, em três deles o aumento situou-se entre 50% e 100%, sendo um destes Mato Grosso, e em nove unidades federativas ocorreu aumento acentuado, superior a 100% no período, todos do Norte e Nordeste.

A pesquisa traz ainda um comparativo hipotético caso o ED não tivesse sido sancionado. É feito um exercício contrafactual bastante conservador que leva a subestimar o efeito do referido Estatuto. O cenário contrafactual entre 2011 e 2013 aponta uma média de 1.466 homicídios em Mato Grosso. Já observando os dados reais entre os mesmos anos, o número cai para 1.079. Ou seja, se a questão da vitimização violenta assumiu contornos de uma tragédia social, sem o ED a tragédia seria ainda pior. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher de 60 anos é presa em Mato Grosso com porções de drogas e R$ 3,2 mil

Policiais militares da Força Tática prenderam uma mulher, de...

Dois são presos em Lucas do Rio Verde com porções de maconha

Policiais militares do Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMON)...

Nortão: polícia prende suspeito de invadir imóvel e estuprar jovem

O homem, de 38 anos, foi preso por investigadores...

Condenado por estuprar a filha é preso em Mato Grosso

A Polícia Civil cumpriu, ontem, um mandado de prisão...
PUBLICIDADE