O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento, Carlos Girotto participou, hoje, da entrega oficial do sistema de videomonitoramento do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, onde estarão sendo instaladas 16 câmeras, nos próximos 30 dias, para reforçar a vigilância sobre os detentos, descobrir tentativas de fuga, eventuais descumprimentos de normas internas.
Para o diretor do centro, Jairo Santana do Nascimento, o sistema de videomonitoramento contribui com o trabalho dos agentes e garante mais segurança para os profissionais e a população. "É uma ferramenta a mais no nosso trabalho e sem dúvida, irá facilitar o dia a dia dos agentes", disse.
As câmeras gravam em tempo real e todas as imagens estarão a disposição dos órgãos de segurança. Além da central de monitoramento na cadeia, as imagens poderão ser vistas por policiais na delegacia e batalhão da PM. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o conselho.
Carlos Girotto disse que o poder público tem consciência de que o Estado não consegue atender a todas as necessidades do município, principalmente, no que diz respeito a segurança. "A prefeitura foi parceira construindo o CDP e vai continuar contribuindo em tudo que for possível e naquilo que a lei permitir", disse.