Na próxima terça-feira, serão abertas as inscrições para o preenchimento de 1.030 vagas para soldados da Polícia Militar de Mato Grosso. Os interessados deverão efetuar a inscrição nas agências credenciadas dos Correios e também pelo site da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Os interessados poderão de candidatar até o dia 5 de junho de 2008.
São oferecidas 1.030 vagas, sendo 927 para homens e 103 para mulheres, na faixa etária de 18 a 25 anos. O período de inscrição para candidatos isentos do pagamento de taxa de inscrição será de 06 a 09 de maio de 2008 e deverão ser efetuadas exclusivamente nas agências credenciadas dos Correios. São ofertadas vagas para os Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Água Boa (Vila Rica), Cáceres, Tangará da Serra e Juína.
Esse já é o segundo concurso público destinado a ampliação do efetivo da Polícia Militar. Em fevereiro, foram abertas 26 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). O Governo do Estado também realizou concurso público para contratação de 800 policiais em 2002 e outros mil, no ano de 2003.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, lembra ainda que o Governo renovou quase em mais de 50% a frota da PM com a locação de mais 251 viaturas, além da compra de 100 motocicletas, este ano, além de fazer a entrega de mais de R$ 300 mil em equipamentos para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a unidade especializada para atuar em situações de extremo conflito.
A execução do concurso público 2008 será atribuição da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). No total, serão seis fases. A prova objetiva foi marcada para 20 de julho. A segunda fase (exames médicos) a partir de 4 de agosto, a 3ª fase (aptidão físca) para 21 de agosto. A 4ª fase (avaliação psicológica) em 11 de setembro. A 5ª fase (investigação social) terá início em 29 de setembro. O resultado dos aprovados será publicado em 26 de setembro de 2008. Os aprovados deverão efetuar a matrícula de 29 de setembro a 8 de outubro.
Para a primeira chamada serão convocados 50% dos candidatos aptos/classificados em todas as fases do concurso, sendo a outra metade convocada na segunda chamada. O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.