PUBLICIDADE

Botafogo e Flamengo decidem hoje título carioca

PUBLICIDADE

Agora é para valer. Não há mais a possibilidade de vencer o outro turno ou reverter o resultado em uma segunda partida. Botafogo e Flamengo decidem, neste domingo, às 16h, no Maracanã, o título do Campeonato Estadual. No primeiro jogo, melhor para os rubro-negros, que venceram por 1 a 0, gol de Obina.

Contudo, a vantagem é bem pouco significativa, uma vez que um triunfo simples dos alvinegros leva a decisão para a disputa de pênaltis. Por isso, toda a atenção e tensão imagináveis ainda serão pouco para o eletrizante clássico.

Com 29 conquistas, o clube da Gávea sonha em alcançar o sonhado número 30 e empatar com o Fluminense, até então maior campeão de estaduais no Rio. Mas a tarefa não é fácil. O Botafogo não abrirá mão tão facilmente de “faturar” a taça pela 19ª vez.

O Botafogo segue engasgado com o Flamengo. Além de ter perdido o título estadual para os rubro-negros em 2007, a dose se repetiu neste ano, quando se enfrentaram na final da Taça Guanabara, primeiro turno.

Como se não bastasse a dor da perda, os jogadores do Glorioso ainda sofreram com as gozações do rival. O atacante Souza, após marcar um gol, simulou estar chorando, fazendo alusão às reclamações alvinegras após a decisão. Por isso, a ansiedade vem ditando o ritmo em General Severiano.

“Estou muito pilhado para domingo. Acordei inspirado e queria que o jogo com o Flamengo fosse hoje (sexta-feira). Precisamos colocar o coração na ponta da chuteira. Vamos arrancar a grama do Maracanã”, disse o meia Zé Carlos.

Dentro de campo, duas ausências muito lamentadas: o goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho. O jovem Renan, que foi bem no primeiro confronto, será mantido debaixo das traves. Para o setor esquerdo, Zé Carlos atuará como ala. Com isso, Leandro Guerreiro atuará como terceiro zagueiro.

Em contrapartida, o lateral-direito Alessandro e o atacante Jorge Henrique, que estavam suspensos, voltam ao time.”Com eles a gente fica mais forte, é claro. Afinal, a equipe se acostumou a jogar dessa forma e isso faz muita diferença”, avaliou Cuca.

O “maestro” Lúcio Flávio assustou o treinador, sendo poupado dos treinos de sexta-feira e sábado, em função de problema na coxa esquerda. Contudo, deve ser confirmado para o clássico. De qualquer maneira, o atacante Fábio já está de sobreaviso, caso precise substituir o apoiador.

Pelo lado rubro-negro a grande preocupação é o cansaço. Enquanto o Botafogo passou a semana treinando, o Flamengo foi ao México, enfrentando cerca de 12 horas de viagem, para encarar o América-MEX, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores.

Nem mesmo a vitória por 4 a 2 foi capaz de amenizar o desgaste da delegação. Na chegada ao Rio de Janeiro, sexta-feira pela manhã, jogadores com cara de poucos amigos. A palavra de ordem era descansar.

“Temos de relaxar agora. Deixar a cabeça bem perto do travesseiro para estar cem por cento no domingo. Afinal, é um jogo muito importante”, frisou o lateral-direito Leonardo Moura.

As intermináveis horas dentro do avião preocupam também o técnico Joel Santana, que deve comandar a equipe pela última vez, antes de se apresentar à seleção da África do Sul.

“Estamos muito cansados. Foi uma viagem desgastante e agora temos de fazer um processo de descanso”, explicou o treinador.

Devido ao desgaste excessivo, nada de treinos. Desde que chegou ao Rio, a delegação está “confinada” em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A única atividade autorizada pela comissão técnica é um leve treino de reforço muscular. Mas bola que é bom, só no domingo.

“Esse é o melhor treinamento: descansar. Não tem porque forçar os atletas antes dessa decisão”, destacou o preparador físico Ronaldo Torres.

Sem grandes dúvidas, Joel espera apenas a confirmação sobre a situação do meia Renato Augusto para definir o time. Caso o jogador siga vetado, em função de lesão no joelho direito, Marcinho será mantido na equipe. Fora isso, nada de novidades.

Botafogo
Renan; Renato Silva, Leandro Guerreiro e André Luis; Alessandro, Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio (Fábio) e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Toró, Kléberson e Ibson; Marcinho (Renato Augusto) e Souza.
Técnico: Joel Santana

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE