A Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui um Radar Fotográfico modelo Ultra Lyte LTI 20-20, na saída de Rondonópolis. A finalidade do equipamento é ‘flagrar" os veículos que passam pelo local acima da velocidade permitida. Para medir a velocidade com precisão, o Radar passa pela verificação metrológica uma vez por ano. Este mês, no dia 04 de julho, técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT) fizeram a inspeção atestando o serviço.
O Radar, segundo o inspetor Braga (Antônio Baldino Braga) da PRF, tem ajudado consideravelmente no trabalho da Polícia Rodoviária Federal. "Tem apenas quatro anos de uso e vem sendo verificado periodicamente pelo Imeq. Ao fotografar o veiculo que passa acima da velocidade automaticamente a informação é encaminhada para um banco de dados em Brasília. Lá é confeccionada a multa e enviada pelos correios até a residência do motorista infrator", revelou o inspetor.
Renê Rodrigues, diretor de Fiscalização do Imeq, explicou que o equipamento não precisa de verificação para tirar fotos melhores, o objetivo é medir a velocidade. "A foto é para documentar a infração que é a velocidade acima do permitido da via".