quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Hacker invade e-mail e tenta chantagear servidor de universidade em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

Um técnico administrativo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop registrou boletim de ocorrência, ontem, na delegacia de Polícia Civil informando que teve seu e-mail pessoal e funcional invadido por um hacker que conseguiu clonar seu WhatsApp e exigiu bitcoin (criptomoeda descentralizada ou um dinheiro eletrônico) para não divulgar e excluir seus dados.

O racker teria dado prazo de sete dias para o depósito da moeda virtual ser feito. Ainda de acordo com o denunciante, o racker se passou por ele na intenção de instalar programas e para pedir que os servidores da instituição fizessem alterações em senhas para que conseguisse acessar os dados da instituição.

O código penal diz que “invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita a pena é de detenção, de três meses a um ano e multa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE