Três homens, de 22, 25 e 37 anos, e duas mulheres, de 19 e 42 anos, integrantes de uma associação criminosa especializada em estelionatos virtuais, foram presos pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), ontem em Cuiabá. Eles foram presos em uma agência bancária, no bairro Duques de Caixas, quando tentavam fazer um saque de R$ 50 mil, de estelionato contra vítima de Belo Horizonte (MG).
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o grupo aplicava golpes envolvendo veículos anunciados à venda pela internet.
Os investigadores da Derrfva, receberam informações do Núcleo de inteligência de que o grupo é liderado e coordenado, supostamente, por reeducandos do sistema prisional, e que estariam aplicando golpes e realizando saques de montantes expressivos.
De acordo com o delegado, Marcelo Martins Torhacs, nesse tipo de estelionato, o integrante da quadrilha faz a “ponte” entre vendedor e comprador de veículos, sem o conhecimento desses, e indica dados de contas bancárias fornecidas por pessoas cooptadas pelo grupo.
A vítima interessada em comprar o veículo, ludibriada, deposita o valor em contas fornecidas pela quadrilha. Imediatamente após o depósito ou transferência, outros integrantes comparecem rapidamente à agência bancária e realizavam o saque do valor total obtido com a fraude, ou aquilo que conseguiam.
Só na última segunda-feira, o grupo teria lucrado mais de R$ 100 mil, em uma única ação. “A vítima pensou que havia adquirido um caminhão Ford Cargo, anunciado na internet. Parte do valor pago foi bloqueado, mas o grupo conseguiu a outra parte e ainda passou cartões em máquinas de aplicativos de pagamentos via internet”.
Os cinco foram conduzidos à Derrfva, interrogados e autuados pelos crimes de associação criminosa e estelionato. Em seguida, foram apresentados para audiência de custódia, no Fórum de Cuiabá.
As investigações continuam com objetivo de identificar e indiciar os outros integrantes da associação criminosa.