Polícia

Forças Armadas assumem comando na fronteira de Mato Grosso com Bolívia

A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia está ocupada por militares das forças armadas do Brasil. Eles estão realizando a chamada “Operação Jauru 2005”, que avança ainda para os estados de Mato Grosso do Sul e noroeste do Paraná. A operação conta com a participação integrada de grandes meios – pessoal e material – da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sob comando único, atribuído ao Comandante Militar do Oeste.

Não há um ponto específico de ação da operação. Todos os ilícitos serão focados no trabalho, tais como tráfico de drogas, contrabando, delitos ambientais, etc., além do fator da defesa da fronteira. De acordo com o Serviço de Comunicação Integrada, “trata-se de um exercício de grande amplitude e diversidade operacional na região, onde, o objetivo principal do Exército é o adestramento da tropa”.

Participam também da Operação diversos órgãos que atuam na região, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), as Secretarias de Segurança Pública dos estados envolvidos, bem como suas Polícias Civis e Militares, além de outros órgãos de fiscalização fazendária e ambiental estaduais.

Como parte da programação de abertura da Jauru II 2005 foi realizado, na última sexta-feira, dia 27 de maio, um Culto Ecumênico em ação de graças pelo início da Operação. O ato religioso ocorreu no auditório do Comando Militar do Oeste e contou com a presença de todos os militares que trabalham no Comando Combinado Jauru. Nos dias 28 e 29 de maio, na Escola Municipal Santos Dumont, em Cáceres, foi realizada uma Ação Cívico-Social , onde foi prestado atendimento médico e odontológico gratuito pelos médicos e dentistas militares do Exército; registro e emissão de registro de nascimento, corte de cabelo, sala de vídeo-revista, distribuição de balões e revistas (O recrutinha) e apresentação da banda de música do 2º Batalhão de Fronteira.