A Força-Tarefa de Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar informou que prendeu, esta tarde, próximo a Chapada dos Guimarães, “um dos líderes da facção criminosa mais atuante em Mato Grosso”. A PF confirma que “o suspeito estava residindo no Rio de Janeiro e estaria se deslocando para Mato Grosso em um veículo”. A equipe realizou diversos levantamento até identificar a placa e o carro, montou uma barreira na entrada de Chapada e prendeu o suspeito, que não apresentou qualquer reação. “Entretanto, durante a abordagem apresentou documento falso”.
Contra ele também havia mandados prisão preventiva expedidos pela 2º Vara Criminal da comarca de Cuiabá e a Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma.
“De acordo com o apurado até o momento, o investigado é um dos líderes de facção criminosa que atua fortemente em todo Mato Grosso e responsável por avaliar fatos de interesse da facção, analisar reivindicações dos faccionados e averiguar desentendimento entre os integrantes do grupo, uma espécie de ‘magistrado’ da facção”, informa a Polícia Federal e também “recepcionaria demais faccionados foragidos da justiça mato-grossense no Rio de Janeiro, além de controlar o envio de armas e drogas para abastecer facções cariocas”.
Ainda de acordo com a PF, “outras informações importantes obtidas durante as investigações dão conta de que o suspeito teria sido convocado para atuar no controle do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia”.
A Força Tarefa tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado que atua em Mato Grosso.