Apesar das queimadas estarem proibidas por tempo indeterminado em todo o Estado, após várias cidades ficarem encobertas pela fumaça nos últimos dias, continuam sendo denunciados focos na região. O agricultor Celso Antunes Durigon, 58 anos, contou que sua propriedade, na MT 220, foi atingida pelas chamas ontem à tarde. Foram destruídos cerca de 150 hectares, entre lavoura e reserva. O fogo teria iniciado em outra área e chegado até a propriedade.
Na região de Sinop, muitos focos foram registrados no último final de semana. O funcionamento do aeroporto foi afetado pela intensa fumaça, e pousos e decolagens tiveram que ser suspensos. A situação se normalizou com uma chuva na terça-feira, que amenizou o clima.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente vem intensificando fiscalizações para evitar registros da natureza. Conforme o diretor regional Paulo Winter, a prioridade entre os agentes do órgão é trabalhar contra queimadas, para tentar localizar os infratores, que podem responder por crime ambiental.