Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), regional de Sinop, realizaram uma grande operação, no final de semana, nos rios do município e região Norte como Teles Pires, Nandico, Celeste, Verde e Córrego Calderão. O resultado foi a apreensão de 47 quilos de pescado das espécies matrinchã, jatuarama e tambaqui sem comprovação de origem. Além do material de pesca como 18 molinetes, 11 espinhéis (sendo de 25 metros até 90 metros), três redes, duas caixas com material de pesca.
O pescado apreendido foi doado para a APAE de Feliz Natal (130 km de Sinop). E stabelecimentos comerciais em Lucas do Rio Verde e Feliz Natal também foram fiscalizados. O diretor regional da Sema Sinop, Jurandir Taborda Ribas, disse que os pescadores estão mais conscientes este ano, embora poucos ainda insistem em desrespeitas o período de reprodução dos pexies.
Algumas embarcações em atividade foram fiscalizadas, porém, apenas alguns tratadores foram apreendidos ou desativados no rio Teles Pires.
Até o final do mês, a regional pretende realizar novas operações nos rios e no comércio da região Norte. Denúncias podem ser feiras pelo telefone 0800-65-3838 ou pelo 102 e há formulários disponíveis no site da Sema e nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara.
(Atualizada às 09:01h em 03/12)