Polícia

Fiscais apreendem pá carregadeira furtada em abril que seria levada para Sorriso

A equipe de fiscalização da secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) recuperou uma pá carregadeira, modelo W20F, durante uma operação de fiscalização volante no município de Brasnorte (585 km de Cuiabá). Ela estava coberta no caminhão que a transportava, o que levantou a suspeita dos agentes de tributos. O motorista informou que estava transportando um trator da cidade de Campo Novo do Parecis para Juara (300 km de Sinop), porém não tinha nota fiscal. A carga foi inspecionada e os fiscais constataram que se tratava de uma pá carregadeira fabricada em março de 2019. “Diante da divergência de informações e considerando que não é comum um equipamento de fabricação recente ser transportado sem a devida documentação fiscal de compra, a equipe de fiscalização fez uma pesquisa mais aprofundada, em conjunto com o Batalhão Fazendário, e verificou que havia um boletim de ocorrência para o maquinário transportado”, explica o coordenador de Fiscalização Móvel de Trânsito, Gilson Pregely.

No boletim de ocorrência constava o chassi da pá carregadeira que estava sendo transportada. De acordo com o boletim, a máquina foi roubada por uma quadrilha armada, quando estava sendo transportada para o município de Sorriso. O roubo aconteceu em Nobres,  em abril deste ano. Não foi informado o valor da carregadeira.

O Batalhão Fazendário, que é composto por policiais militares, registrou o boletim de ocorrência e encaminhou o caso para a delegacia da Polícia Civil para investigação.

O coordenador de Fiscalização Móvel de Trânsito, Gilson Pregely, explicou que as ações de fiscalização da secretaria de Fazenda têm por objetivo combater a sonegação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) e que os agentes de tributos estão sempre atentos a qualquer operação suspeita, informa a assessoria.

 

Só Notícias (foto: assessoria)