PUBLICIDADE

Estado terá novo modelo de recuperação de presos

PUBLICIDADE

A substituição do modelo carcerário do Estado de Mato Grosso”, esse é o objetivo do ‘Programa Religare’, que teve o projeto aprovado pelo Estado no último dia 24.
O Programa envolve as secretarias estaduais e municipais, a comissão instituída para análise e proposta de projetos será coordenada pelo delegado Márcio Cambahuba, representante da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rodrigo Alonso Lemos, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Várzea Grande e Oscar Amélito dos Santos da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cuiabá.

A comissão terá a participação de representantes da Assembléia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Ordem dos Advogados de MT, Associação de Moradores de bairros de Cuiabá e Várzea Grande e ainda representantes de entidades ligadas aos reeducandos.

Cambahuba diz que este “programa tem por objetivo resgatar a cidadania do reeducando, juntamente com o meio social em que vive”. Como resultado Cambahuba espera que os altos índices de reincidência criminal venham a diminuir, bem como a violência urbana e obviamente os elevados custos econômicos e financeiros decorrentes do crime.”Nosso objetivo é promover a efetiva recuperação dos detentos proporcionando sua reinserção social, à partir de ações transformadoras na comunidade carcerária, oque irá refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida de toda a população”.

O programa prioriza as seguintes ações: a construção de cadeias – oficinas – escolas, a implantação e desenvolvimento de cursos especiais, a criação de oficinas e fábricas penitenciárias, visando o consórcio estudo e trabalho e o desenvolvimento de ações para a comercialização dos produtos advindos dos presídios, além da implementação de práticas esportivas nos estabelecimentos prisionais, fazendo com que o preso esteja constantemente desenvolvendo algum tipo de trabalho.

A comissão se reunirá nos próximos dias para o levantamento de dados necessários, para a elaboração dos projetos e posteriormente a implantação do programa.

O trabalho contará com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande e de voluntários e instituições interessadas em colaborar.

RELIGARE – Palavra latina que significa ligar novamente, ligar algo que anteriormente estava ligado, porém agora encontra-se desligado. “Neste caso o termo viria representar perfeitamente a situação, pois, detento é aquele que se desligou do convívio social, todavia para essa mesma sociedade irá voltar futuramente”, relata Cambahuba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher fica ferida após briga com companheira no Nortão

Uma mulher de 36 anos acionou a Polícia Militar,...

Motorista de aplicativo é espancado durante briga de trânsito em Sorriso

A equipe de Polícia Militar foi acionada pela equipe...

Suspeito de agredir companheira é procurado em Peixoto de Azevedo

Um homem de 32 anos está sendo procurado pela...
PUBLICIDADE