A substituição do modelo carcerário do Estado de Mato Grosso”, esse é o objetivo do ‘Programa Religare’, que teve o projeto aprovado pelo Estado no último dia 24.
O Programa envolve as secretarias estaduais e municipais, a comissão instituída para análise e proposta de projetos será coordenada pelo delegado Márcio Cambahuba, representante da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rodrigo Alonso Lemos, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Várzea Grande e Oscar Amélito dos Santos da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cuiabá.
A comissão terá a participação de representantes da Assembléia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Ordem dos Advogados de MT, Associação de Moradores de bairros de Cuiabá e Várzea Grande e ainda representantes de entidades ligadas aos reeducandos.
Cambahuba diz que este “programa tem por objetivo resgatar a cidadania do reeducando, juntamente com o meio social em que vive”. Como resultado Cambahuba espera que os altos índices de reincidência criminal venham a diminuir, bem como a violência urbana e obviamente os elevados custos econômicos e financeiros decorrentes do crime.”Nosso objetivo é promover a efetiva recuperação dos detentos proporcionando sua reinserção social, à partir de ações transformadoras na comunidade carcerária, oque irá refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida de toda a população”.
O programa prioriza as seguintes ações: a construção de cadeias – oficinas – escolas, a implantação e desenvolvimento de cursos especiais, a criação de oficinas e fábricas penitenciárias, visando o consórcio estudo e trabalho e o desenvolvimento de ações para a comercialização dos produtos advindos dos presídios, além da implementação de práticas esportivas nos estabelecimentos prisionais, fazendo com que o preso esteja constantemente desenvolvendo algum tipo de trabalho.
A comissão se reunirá nos próximos dias para o levantamento de dados necessários, para a elaboração dos projetos e posteriormente a implantação do programa.
O trabalho contará com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande e de voluntários e instituições interessadas em colaborar.
RELIGARE – Palavra latina que significa ligar novamente, ligar algo que anteriormente estava ligado, porém agora encontra-se desligado. “Neste caso o termo viria representar perfeitamente a situação, pois, detento é aquele que se desligou do convívio social, todavia para essa mesma sociedade irá voltar futuramente”, relata Cambahuba.