PUBLICIDADE

Engenheiro confirma que ex-gerente Ibama cobrou propina

PUBLICIDADE

O engenheiro florestal Álvaro Fernando Cícero Leite, de 41 anos, confirmou tudo o que havia declarado antes à Polícia Federal, hoje durante uma acareação que começou às 9 horas e passou das 12 horas. Álvaro voltou a afirmar que o professor universitário Hugo José Scheur Werle, 44, funcionário público federal, ex-superintendente do Ibama cobrou propina para assinar um projeto de reflorestamento florestal de interesse da empresa Tecamat.

Álvaro confirmou tudo na presença do delegado Tardelli Cerqueira Boaventura e de alguns advogados que acompanharam a acareação. A propina teve o valor de R$ 20 mil, depois de uma negociação entre o empresário Evandro Trevisan e o funcionário Alex de Oliveira, cujas negociações, via telefone, foram gravadas pela PF através de escuta autorizada pela Justiça Federal.

No dia seguinte ao acerto, o projeto estava assinado. A propina, no entanto, acabou não sendo paga. “talvez o Álvaro esteja mentindo”, foram as primeiras palavras de Hugo. Logo ele voltou atrás e assegurou que Álvaro estava mentindo. Disse que em princípio se recusou a assinar o projeto para fazer uma análise mais completa, o que realmente aconteceu no dia seguinte.

Disse que não recebeu e nem cobrou a propina que estão falando, alegando nos seguintes termos: “pode ser que eu tenha ligado para Álvaro após ter saído do gabinete”. “Também não me recordo qual o assunto tratado”.

Nas investigações, a PF confirmou através de escuta telefônica, uma conversa entre Alvaro e Alex de mais de sete minutos, onde Álvaro fala para Alex a respeito da propina cobrada por Hugo, o ex-superintendente do Ibama disse: “Não sei por que eles tiveram esse diálogo, pois eu nunca pedi propina”.

A realidade, no entanto, é que nem as mais de 100 pessoas presas na “Operação Curupira”, muito menos seus advogados, tinham conhecimento que a Polícia Federal possuía centenas de horas de gravações, todas com autorização da Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 900 policiais vão reforçar segurança em aplicação de provas do Enem em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que...

Polícia resgata cão após denúncia de maus-tratos em Mato Grosso

A Polícia Civil prendeu, hoje, um cabeleireiro, de 23...

Polícia apreende 8 armas de fogo de suspeito de violência doméstica em MT

A Polícia Civil apreendeu, ontem, um arsenal de armas...
PUBLICIDADE