Policiais do Comando Regional II, de Várzea Grande, desmantelaram uma verdadeira ‘fábrica’ de confecção de falsas identidades. Em posse dos documentos com informações falsas era possível a realização de compras em dezenas de estabelecimentos comerciais. Quatro pessoas foram detidas pelos crimes de furto, receptação, estelionato e falsidade ideológica. Astral Batista Silva, 41, um adolescente de 15 anos, João Dias Pereira, 51, e Júlio César Oliveira. As prisões foram realizadas por volta de 3h da madrugada desta terça-feira, no bairro Construmat, área do Grande Cristo Rei, em Várzea Grande.
De acordo como aspirante Thiago Vinicius Pinheiro, a descoberta teve início com a investigação de um furto a residência realizado horas antes. Os militares faziam as buscas dos objetos eletrônicos retirados da casa quando chegaram a residência de Astral. No interior dela os policiais se depararam com uma grande quantidade de falsos documentos, além de cartões de crédito.
Foram encontradas oito certidões de nascimento, com selo de registro de cartório, com o local para o nome em branco. Os militares encontraram ainda uma dúzia de cartões de crédito, além de dez carteiras de identidades falsas. “A mesma fotografia foi encontrada em várias delas, mas com nomes distintos”, explica o aspirante. Com relação as certidões ele diz que todas tinham um carimbo de um cartório da cidade, mas não é possível saber se os mesmos são falsificados ou se existe conivência. Na casa de Astral os policiais ainda encontraram aparelhos de som, dentre outros objetos eletrônicos, que não possuíam notas fiscais que comprovariam a origem, foram apreendidos.
Todos os envolvidos foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do Parque do Lago.