O corregedor da Polícia Civil do Estado foi detido, ontem de madrugada, durante blitz da operação “Lei Seca”. O delegado Alexandre Franco Moraes foi parado na avenida Isaac Póvoas. Ele passou por teste de bafômetro, que constatou a ingestão de bebida alcoólica. Acima de 0,3 mg/l é considerado crime de trânsito, de acordo com a nova lei. O delegado foi autuado por dirigir sob efeito de álcool, pagou fiança e foi liberado.
Conforme a nova lei sancionada em 21 de dezembro de 2012, o condutor que for detido dirigindo sob efeito de álcool pode perder pontos na carteira de habilitação, pagar multa de R$ 1.915,40, ou arbitrada pelo delegado e mesmo perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda conforme a lei, provas como vídeos, relatos, testemunhas e outras evidências podem ser considerados válidos contra os motoristas embriagados.
Na semana passada, para coibir o número de infrações no Estado, foi lançada a campanha “Trânsito Consciente – Operação Lei Seca Mato Grosso”. Balanço dos primeiros dias da campanha deve ser divulgado hoje.