A operação “Chave de Ouro” foi deflagrada, esta manhã, por policiais da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção para cumprir dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Cuiabá e em Florianópolis (SC).
De acordo com a assessoria, os alvos são o ex-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e uma servidora. A ação apura o desvio de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
As investigações iniciaram em dezembro de 2020, após denúncia realizada pela prefeitura de Cuiabá na Delegacia de Combate a Corrupção para apurar os desvios dos cofres do município.
Durante as buscas foram apreendidos celulares, computadores e documentos que vão auxiliar o trabalho investigativo.
Por nota, a prefeitura de Cuiabá informou auxilia operação da Polícia Civil apontado que a investigação tem como origem uma denúncia realizada pela, em dezembro de 2020, na Deccor. Na época, o município observou a suspeita de transações financeiras ilegais, a partir de um trabalho de auditoria feito pela Controladoria Geral do Município (CGM) e pela Limpurb.
A denúncia foi apresentada também no Ministério Público do Estado, que igualmente já abriu um inquérito para apuração dos fatos. Destaca que, ao tomar conhecimento dos fatos, a gestão do Município efetuou o imediato desligamento dos servidores das funções exercidas dentro do Executivo.