A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública e a Secretaria de Fazenda, apreendeu mais R$ 1,3 milhão, em semijoias, que estavam com três mulheres, vendedoras das empresas ambas com sedes em Goiânia (Goiás). Elas desembarcavam no aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, com 3 malas contendo as semijoias, quando foram surpreendidas pelos policiais civis e agentes de tributos estaduais. As peças continuam nas etiquetas codificadas o preço da venda dos produtos no atacado e no varejo.
O delegado Rogers Elizandro Jarbas, informou que a delegacia recebeu denúncia de sonegação fiscal, que foi apurada pelo núcleo de inteligência da unidade, e constatou o crime o contra a ordem tributária, praticado pelas proprietários das duas empresas goianas. "Como as semijóias não estavam acompanhadas dos documentos fiscais exigidos por lei, além do procedimento criminal, foram lançados tributos e multas", disse o delegado.
As multas e tributos somados atingiram o montante de R$ 690 mil. Todos os produtos, inclusive os equipamentos (máquinas de cartões de crédito), utilizados na comercialização, ficaram apreendidos na Delegacia Fazendária e acompanharão o procedimento criminal instaurado.
O delegado informou que as mulheres foram ouvidas na Delegacia e responderão inquérito policial em liberdade.