quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Sintep diz que foi excluído de debates sobre calendário letivo

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) voltou a criticar a decisão da prefeitura de "excluir" profissionais sindicalizados dos debates acerca do calendário letivo, que aconteceu hoje de manhã, e “de uma maneira desespeitosa e antissindical, as secretárias de Educação não comunicaram e muito menos chamaram o sindicato para participar”. O Sintep lembra que a constituição “garante a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho”. O sindicato ainda culpou a secretaria de Educação, Gisele Faria de Oliveira e a adjunta, Maria do Socorro, a “Branca”, pela não participação nos debates. “Tais atitudes demonstram que não há por parte delas, o respeito sequer pela constituição. Muito menos ainda aos profissionais da educação e sindicato”.

Para o Sintep, “a discussão do calendário é necessária”, mas a administração precisa “se posicionar primeiro aos trabalhadores da educação, quanto aos dias descontados como retaliação ao exercício legal de greve”, ressaltou.

Durante a reunião, vários itens foram discutidos com o objetivo de concluir o calendário. O período estipulado pela secretaria para término deste período letivo é 13 de fevereiro de 2015 por causa da greve dos professores e demais servidores, que durou mais de 40 dias. Os profissionais cobravam equiparação salarial com os estaduais (de R$ 1,6 mil para R$ 1,7 mil) e redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais. Durante o período de greve, a prefeitura cortou o salários dos profissionais que aderiram ao movimento. A prefeitura já informou que estes salários só serão pagos à medida que as aulas forem repostas.

O outro lado
Só Notícias mantece contato com a secretária Gisele Oliviera mas as ligações não foram atendidas e não houve retorno. A secretaria ajunta,Maria do Socorro,  afirmou que “não participou da reunião, pois estava em outro compromisso” e que, portanto, “não saberia falar sobre a situação”.

A assessoria de imprensa emitiu uma nota e afirmou que, baseada na legislação municipal que institui o sistema educacional, “cabe à secretaria de Educação a organização do calendário escolar do seu sistema de ensino” e que participaram da reunião, “os presidentes dos conselhos escolares, pais de alunos e gestores escolares para normatizar o cumprimento do calendário escolar de 2014”. Segundo a assessoria, “membros do Sintep também participaram”, uma vez que “eles também fazem parte do conselho de pais”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IBGE constata que Lucas do Rio Verde é o mais alfabetizado em Mato Grosso

Recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Secretaria atualiza plataforma que monitora abandono e risco de evasão escolar em MT

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso colocou...

Unemat oferta bolsas de iniciação científica para alunos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou...

Mato Grosso tem mais de 36 mil estudantes que podem participar do Enem

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de...
PUBLICIDADE