Cinco pessoas foram assassinadas na Grande Cuiabá em 24 horas. Um dos crimes mais violentos foi a execução de um aposentado, de 73 anos, a golpes de machado. O mês de dezembro já apresenta um saldo de 16 execuções nos primeiros 16 dias. São seis homicídios em Várzea Grande e oito em Cuiabá, além de dois roubos seguidos de morte (latrocínios) na Capital. O ano de 2008 já superou em 11 execuções o total do ano passado. São 329 crimes contra a vida este ano contra 318 em 2007.
A execução do aposentado Cecílio Virgílio da Silva, 73, chocou os moradores do bairro Nova Esperança, região do Coxipó. Ele foi morto dentro de casa, possivelmente a golpes de machado na cabeça. A carteira dele estava aberta e sem o dinheiro. Os suspeitos são dois moradores do bairro, que pouco antes foram vistos rondando a casa e são membros de gangues da região. Um deles é Roque Duarte Vieira, 18, que não foi localizado. O outro é conhecido como “Pé de Porco”. O crime aconteceu por volta das 18h40. Por se tratar de roubo seguido de morte, as investigações serão feitas pelo Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Coxipó.
Este é o segundo latrocínio na região em menos de um mês. No dia 5, Raquel Pereira Branco, 29, foi morta com dois tiros na cabeça, por um assaltante que levou o dinheiro da carteira do marido dela. O crime aconteceu no bairro Jardim Industriário 1. A vítima, que era evangélica, estava em companhia do marido e do filho de 10 meses. Foi apenas tomar um refrigerante. Um jovem armado com revólver, aparentando cerca de 20 anos, anunciou o roubo. O criminoso atirou quando Raquel se levantou para pegar o filho do colo do marido.