Um carro roubado na Bahia foi localizado em uma loja de autopeças, localizada no bairro Setor Industrial Sul, em Sinop, durante a operação “Interior Seguro”, que teve início na última quinta-feira, no município. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF), Marcelo Carvalho, ainda foram encontradas outros produtos de origem suspeita no estabelecimento. “Foram apreendidos dois câmbios com a numeração raspada e diversas peças sem notas fiscais”, explicou, ao Só Notícias.
Três proprietários do desmanche permanecem detidos no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferruge”, e, conforme Marcelo, podem responder por receptação de produtos roubados, formação de quadrilha e supressão de identificação veicular. “Eles alegaram ter comprado as peças em Goiânia (GO), sem conhecimento da procedência. Isso continua sendo apurado. Um funcionário do desmanche também foi preso, mas acabou sendo liberado posteriormente”.
Durante a operação, foram fiscalizadas oito empresas de autopeças da cidade, no entanto, em apenas uma foram encontradas irregularidades. A força-tarefa policial também apreendeu 276 motos e 21 carros; cumpriu 87 mandados de busca e apreensão; aplicou 20 medidas de internação de adolescentes; registrou sete casos de apreensões de documentação falsa e 19 procedimentos de ato infracional; retirou de circulação 45 quilos de entorpecentes e abordou 1.225 pessoas.
Ainda segundo o levantamento repassado pelo comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Valter Luiz Razera, a ação resultou em seis prisões em flagrante, apreensão de centenas de peças adulteradas e provenientes de veículos roubados ou furtados. Também foram apreendidos uma lancha e três jet-skis.
Em parceria com fiscais da prefeitura, foram fechados 17 bares e casas noturnas. Segundo o levantamento policial, estas empresas estavam sem o devido alvará de funcionamento.
Na operação foram empregados 120 policiais, sendo 68 civis e 52 militares, além de 60 viaturas e o helicóptero do Ciopaer. A ação também contou com o auxílio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Rodoviária Federal.