Os crimes de roubos e furtos de veículos estão aumentando, em média, 20% por ano em Cuiabá. Nas últimas 24 horas, 9 veículos foram roubados e outros 3 foram furtados. Dos 12 casos, 7 foram motos. Entre os roubos está um com invasão de residência, quando os bandidos invadiram a casa de uma médica e agiram com muita violência, obrigado-a se deitar no chão. Mas a média de recuperação também é alta, incluída entre as mais altas do país.
De acordo com estatísticas da Polícia Civil, em 2008, foi registrada uma média de seis veículos: entre carros, motos, caminhões e carretas, roubados e furtados por dia. No ano passado, os números aumentaram e chegaram a sete por dia.
Este ano, apesar da Polícia Civil manter as estatísticas trancadas a sete chaves, com proibições até para se fazer uma matéria diária, a reportagem do Jornal Página Única teve acesso a um documento confidencial que expõem os números e comprovam o aumento da violência. Somente este ano, a Delegacia Repressão a Roubos e Furtos e Veículos (DRRFRV), já registrou – entre o dia primeiro de janeiro, até a última quarta-feira (17), 348 roubos e furtos de veículos, com uma média de 7,25 veículos roubados e furtados por dia, apenas em Cuiabá e Várzea Grande.
Apesar do aumento dos roubos e furtos de veículos, a DRFFV também aumentou em quase 30% de ano para ano – nos últimos cinco anos -, os números de veículos apreendidos e recuperados.