PUBLICIDADE

Apreendidos na divisa de Mato Grosso e Pará 14 caminhões carregados com álcool

PUBLICIDADE

Quatorze caminhões-tanque carregados com álcool hidratado foram apreendidos por agentes de Tributos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) na última sexta-feira e sábado no Posto Fiscal Frederico Campos, em Vila Rica, na divisa com o Estado do Pará. O combustível estava sendo transportado sem o recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A apreensão foi feita como parte da “Operação Saturação”.

Em razão da irregularidade, foram lavrados Termos de Apreensão e Depósito (TADs) no valor de R$ 100 mil, referente ao ICMS devido e multa. A mercadoria encontra-se ainda no posto fiscal e será liberada quando os TADs forem quitados.

No total, os caminhões-tanque transportavam aproximadamente 644 mil litros do combustível. Os veículos saíram da região Leste de Mato Grosso, com destino a Belém, no Pará. A apreensão foi feita pelos agentes de Tributos Estaduais da Superintendência de Execução Desconcentrada (Sued), Dilvan Coelho Moraes e José Itamar.

Indícios da prática de evasão fiscal no segmento de combustíveis levaram a Sefaz, em conjunto com a Delegacia Fazendária e a Polícia Militar, a deflagrar a “Operação Saturação”. A ação, em andamento e com prazo indeterminado de término, visa coibir a prática de crime contra a ordem tributária, especialmente no segmento de combustíveis, cuja arrecadação corresponde, em média, a 25% da receita total do ICMS no Estado.

A operação está sendo realizada nos 16 postos fiscais de divisa com Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Goiás e Amazonas, nas 32 distribuidoras de combustíveis e nas 11 usinas de álcool instaladas no Estado.

Nos caminhões-tanque, são verificados a autenticidade das notas fiscais, a procedência e o destino do combustível, para constatar se a movimentação está sendo realizada entre agentes econômicos autorizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) ou para grandes consumidores e qual o volume da compra. “Os bons pagadores estão quebrando em detrimento dos sonegadores. Estamos disciplinando os setores e a conduta fiscal em Mato Grosso”, enfatiza o secretário de Fazenda, Eder Moraes.

Participam da “Operação Saturação” 27 fiscais e agentes de Tributos Estaduais e 25 policiais, entre civis e militares. A ação está sendo coordenada pelas Superintendências de Fiscalização (Sufis) e de Execução Desconcentrada (Sued) da Sefaz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE