PUBLICIDADE

Saúde é igual matemática: oito ou oitenta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iniciei esta semana lendo um artigo que me fez lembrar como era a saúde em Sinop antigamente. A saúde pública que o prefeito Nilson Leitão encontrou há oito anos. Na época em que entrou, sensibilizado, teve muita vontade política de fazer saúde, pois via a necessidade do povo sinopense. Abrimos o PA em apenas cinco meses de mandato, e daí por diante foram só avanços.

Passamos de 19 para mais de 60 médicos na rede municipal, assim como passamos de 2 para mais de 20 enfermeiros. Descentralizamos a saúde do município abrindo novos Postos, como Camping Clube, Alto da Glória, Boa Esperança, e outros. Tudo isso em tempo Record, apenas cinco meses, pois havia muita vontade e aliados políticos como Dante de Oliveira e Fernando Henrique Cardoso.

É inerente que o hospital é compromisso de campanha, assim como é inerente os aliados de Nilson Leitão que, diga-se de passagem, não é privilégio apenas dele, pois já que Nilson tinha Dante e FHC, o próximo gestor tem Blairo e Lula, por isso, acredito que vai honrar seus compromissos de campanha.

Mas muito me admira ler um texto de alguém que participa efetivamente da vida política do mesmo grupo eleito. Se nós conseguimos, porque ele não vai conseguir também? Já temos, além da obra física do PA, banco de sangue, centro de tratamento renal, CAPS, raio-x, mamógrafo, leito de estabilização, moderno laboratório de análises clínicas, centro de odontologia especializada, UTI funcionando no município, além das equipes e agentes de saúde da família.

Tudo isso também não tinha licença nem credenciamento. Corremos atrás e fomos conseguindo o que, hoje, é realidade, pois, para se conseguir credenciamentos e licenças, alguém tem que ter a coragem, como teve o prefeito Nilson Leitão, de fazer a obra física. A realidade de oitenta que conseguimos em oito anos.

Agora, realmente ao ler o texto, fiquei com as barbas de molho porque estou com medo que a saúde pública de Sinop volte como era antes: oito e não oitenta.

Helder Umburanas é odontólogo, foi secretário de saúde por seis anos e, há dois, é secretário de governo da Prefeitura de Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...