segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Respeito, integração e crescimento profissional

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados, desde a sua criação em 1827, vem lutando para a criação e a consolidação de um país mais democrático, pela manutenção da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.
 
Estamos terminando um processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em todo país, em que os advogados escolherão os dirigentes para representar a classe no próximo triênio.
 
A atual gestão, presidida pelo Dr. Mauricio Aude, trabalhou incansavelmente em favor da advocacia pública e privada, da advocacia da capital e do interior, da advocacia sênior e da jovem advocacia, e, sobretudo, em defesa do Estado Democrático de Direito, defendendo a sociedade e a boa aplicação das leis.
 
Temos visto e acompanhado pela imprensa, a falta de atitude e despreparo dos candidatos oponentes. Percebe-se o jogo da disputa pelo poder a qualquer custo, de egos e vaidades inflamados. Valendo-se de tudo pelo poder, deixando de lado a lealdade, a urbanidade e respeito para com a advocacia mato-grossense, conforme estatui a Lei Federal 8.906/94.
 
Eduardo Couture, catedrático da Faculdade Montevidéu, nos mandamentos dos advogados já dizia no século passado que: “Se às astúcias da outra parte e às suas deslealdades, respondêssemos com outras deslealdades e astúcias, a demanda já não seria uma luta de um homem honrado contra outro manhoso, mas a luta de dois desonestos” (Eduardo Couture, Os Mandamentos do Advogado – 3ª Edição. Sergio Antonio Fabris Editor).
 
A Chapa 1, Nossa Ordem em Progresso está calcada em três princípios fundamentais, quais sejam: a) Respeito para com a advocacia em qualquer circunstância na sua totalidade; b) Integração, formando a OAB/MT com todos advogados do Estado de Mato Grosso, da capital e do interior, da advocacia privada e da advocacia pública; c) Crescimento profissional, visando garantir que cada advogado inscrito nos quadros da Ordem tenha condições para uma carreira de sucesso, buscando o aprimoramento profissional e intelectual dos advogados e das advogadas.
 
A Chapa 1 – Nossa Ordem em Progresso, renovou mais de 80 % da composição por pessoas novas que jamais concorreram alguma eleição da OAB-MT, misturando com outros 20% de experiências positivas que já participaram dos trabalhos dessa Seccional da Ordem dos Advogados.
 
Essas e outras razões comprovam que a OAB-MT sempre esteve de portas abertas para os jovens advogados, advogados experientes, advogados públicos e autônomos que quiseram contribuir para o fortalecimento da classe.
 
Não procedem as críticas destrutivas e infundadas propaladas pelos candidatos oponentes, sem qualquer fundamento fático, faltando lhes a verdade e a honestidade. Desta forma, senhores candidatos opositores, a nossa classe e a nossa Instituição tão respeitada do cenário jurídico nacional merece mais respeito.
 
Os senhores oponentes não podem, por vaidade e projetos pessoais de poder, assim como na política lulo-petista, querer o poder a qualquer custo, desrespeitando os advogados, a instituição e toda a sua história desta entidade de classe, valendo da máxima Lulista e Dilmista de que “nas eleições podem fazer o diabo”.
 
A OAB merece uma eleição limpa, propositiva e ética, tal como a candidata Cláudia Aquino e a chapa 01 estão fazendo. Sem falácias, leviandades como os demais candidatos e comitês da maldade fazem, tais como a velha prática política partidária realiza.
 
Em um passado não muito distante, a própria candidata da Chapa 1 enxergou os progressos que a Ordem vinha alcançando iniciada na gestão do Presidente Claudio Stábile que foi um divisor de águas em toda a história da OAB/MT, dando ampla publicidade nos trabalhos da Ordem, descentralizando a Seccional da figura tão somente de seu presidente, e abrindo as portas para todos advogados e advogadas que quiseram contribuir para com a Ordem dos Advogado, colocou o seu nome  a disposição da classe para concorrer a vice-presidência da Instituição.
 
Concordo que as ideias divergentes e críticas construtivas são salutares para o processo democrático. Entretanto, as críticas destrutivas, em total descompasso com a realidade fática, com a distorção da verdade real e todo sucesso alcançado nestas últimas gestões da OAB-MT nada tem a contribuir para o fortalecimento da Ordem.
 
Continuam os opositores na velha prática da política partidária, tentando envolver a Ordem a esse nível de discussão inadmissível em uma eleição da Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Os candidatos oponentes são carentes de propostas reais e do fortalecimento da classe, querem o poder pelo poder, em razão de suas vaidades e projetos pessoais mesmo tendo que passar por cima da verdade, da moral e dos anseios da classe, e de todas as conquistas irrefutáveis alcançadas por estas duas gestões em favor da advocacia do Estado de Mato Grosso.
 
Da mesma forma, os senhores não jogarão no lixo os inegáveis trabalhos e as indiscutíveis conquistas destas duas últimas gestões. O grito de guerra da Ordem na atual conjuntura é a Nossa Ordem em Progresso. Os oponentes subestimam a inteligência e análise política dos advogados.
 
Porquanto a Ordem dos Advogados do Brasil, está acima de todos, e não apenas centrada na figura dos candidatos oponentes, porque a Ordem é de todos os advogados, públicos e privados, é do Brasil!
 
Portanto, precisamos de uma Ordem em Progresso, em constante evolução, e não em retrocesso institucional e social como os candidatos oponentes estão jogando, no mais baixo e sorrateiro nível eleitoral, níveis estes que a nossa instituição e nossos colegas advogados não merecem.
 
Tudo isso que estamos vendo nessa corrida eleitoral, corrobora o total despreparo e falta de eticidade dos candidatos oponentes.
 
Por essas e outras razões, pelos valores e princípios morais e éticos inegociáveis, bem como pelo trabalho prestado em favor de toda a classe nestes anos, voto e apoio na doutora Cláudia Aquino para à presidência dessa Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, pela Nossa constante Ordem em Progresso!
 
Felipe Amorim Reis – advogado militante no Estado de Mato Grosso e é candidato à Conselheiro Estadual da Chapa 01 Nossa Ordem em Progresso.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...