sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Preço dos combustíveis em Sorriso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Através da presente, venho perante a opinião pública do município de Sorriso em face das recentes discussões travadas na Tribuna da Câmara de Vereadores acerca dos preços dos combustíveis em nossa cidade, para dizer o que segue:

É inegável que os preços de combustíveis praticados em nosso município são os mais caros da região Centro-Oeste, de acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Sem uma explicação lógica para preços tão elevados, que superam inclusive os praticados nos municípios que se localizam mais abaixo e mais acima de Sorriso (exemplo de Colider, Alta Floresta, Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, etc…), decidi discutir o assunto no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores, onde desempenho mandato popular.

Por ter sido o autor da proposição, recebi do presidente do Poder Legislativo a incumbência de presidir uma reunião pública para debater o assunto, realizada nas dependências da Câmara de Vereadores e que contou com a presença de donos de postos de combustíveis, acompanhados do Sr. LAERCIO CHORRO DE ARAUJO ESTRELA, representante do SINDIPETROLEO, e seus assessores, Drs. Roberto Cavalcanti e Luiz Otávio Xavier. A reunião contou ainda com a presença dos demais vereadores, além do promotor de justiça, Luciano Viruel Martinez, oportunidade em que ficou acertado que o SINDIPETROLEO, através de sua assessoria faria uma planilha de custos, que seria entregue no prazo de 20 dias à Câmara Municipal de Vereadores, e após análise da referida planilha, seria convocada uma nova reunião pública, a fim de esclarecer-se a razão dos preços praticados.

Passados 33 dias e sem receber nenhuma planilha, a Câmara de Vereadores notificou os responsáveis, contudo, estes não se manifestaram.

Após meses sem que as planilhas tivessem sido entregues, passei a usar a Tribuna da Câmara, fazendo sempre discursos duros contra tal situação, pois entendi que se tratava de um desrespeito que o SINDIPETRÓLEO e seu representante LAERCIO CHORRO ESTRELA faziam contra o Poder Legislativo e por extensão contra os consumidores de Sorriso;

Num desses discursos, proferidos da TRIBUNA DA CÂMARA, onde o vereador é inviolável por suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato, defendi a saída do Sr. LAERCIO CHORRO ESTRELA da presidência da Associação Comercial, pois entendi e continuo entendendo que quem ocupa um cargo tão importante, numa entidade tão respeitada como é a Aces, não pode deixar de cumprir compromissos assumidos com a sociedade em reunião pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, ofendendo dessa maneira os consumidores;

Magoado e sentindo-se ofendido com o discurso que fiz, o Sr. LAERCIO CHORRO ESTRELA, através de jornal local e sites da cidade, pretendeu apresentar-se como vítima, utilizando-se do cargo de presidente da Aces, procurou usar da entidade para defender-se, alegando para tanto, que o vereador Gerson Luis Frâncio teria “excomungado o presidente da Associação Comercial de Sorriso”, dando a entender que em meu discurso teria atacado a entidade que congrega a indústria e o comércio local, o que é absolutamente mentiroso;

A referência que fiz, foi exatamente a de que o Sr. LAERCIO CHORRO ESTRELA, na condição de representante do SINDIPETROLEO, e tendo deixado de entregar as planilhas à Câmara Municipal, está a ofender os consumidores de Sorriso, razão pela qual não merecia ser presidente da Aces, entidade que reputo altamente respeitada.

Finalmente, comunico à população de Sorriso, que no cumprimento do mandato que me foi delegado, não deixarei de lutar em favor do povo, entendendo que o preço dos combustíveis em nossa cidade é abusivo, razão pela qual, na data de 28.06.2005, ingressei com uma REPRESENTAÇÃO junto ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, solicitando a instauração do competente INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO e posterior AÇÃO CIVIL PÚBLICA a fim de obrigar os postos de combustíveis a reduzirem os preços praticados em Sorriso.

Coloco-me a disposição da comunidade sorrisense para qualquer esclarecimento que se fizer necessário, reiterando que o meu gabinete na Câmara Municipal está à serviço de todos.

Gerson Luis Frâncio é vereador/PPS

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...