quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Por quê continuar com Maggi

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais uma eleição se vislumbra em todo o país no próximo mês de outubro. Em se tratando especificamente do partido ao qual sou filiado, defendo a idéia de que marchemos juntos ao atual governador Blairo Borges Maggi, no caminho de sua reeleição. Unívocos.

Blairo Maggi continuará sendo para Mato Grosso o gestor que propôs e aplicou um modo diferente de governar, isto sem prejuízo dos governantes anteriores, a exemplo de Dante Martins de Oliveira que teve a altivez de executar um período de transição dos mais sadios. Se o nosso partido é de fato progressista, municipalista, não pode ficar na contramão da história recente de nosso Estado.

Apesar da crise da agricultura, da pecuária e da avicultura, o governo não se apequenou diante das adversidades e isso é fruto da administração gerencial imposta por Maggi, voltada para uma política de resultados. Sua competência foi herdada do pai, o saudoso André Maggi, que chegou a Mato Grosso na década de 70, fundando em 1973 a empresa Sementes Maggi. Daí o negócio prosperou, dando origem ao atual Grupo Amaggi, maior produtor e exportador de soja do País. Portanto, foi através de suas empresas que Maggi abraçou a política, porque viu a possibilidade de empreender administração gerencial num estado como Mato Grosso. E é fato que ele vem conseguindo impor nova filosofia de gestão, marcada principalmente pela transparência na aplicação dos recursos públicos e na busca constante da eficiência.

Mas falemos de sua administração. Hoje, Mato Grosso não é um estado lembrado somente pela pecuária de corte e a produção de grãos. Privilegiado pela natureza com três biomas distintos (Floresta, Cerrado e Pantanal) Maggi conseguiu interação entre o agronegócio e o uso racional de nossas belezas naturais e do patrimônio histórico-cultural.

Prova disso é que sua Secretaria de Turismo recebeu recentemente o prêmio de “Destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento”, concedido pelo Instituto Biosfera, do Rio de Janeiro. E o mais importante. Esse trabalho atinge uma das metas do governador que são projetos no segmento turístico geradores de renda e emprego.

Quero ressaltar ainda que Mato Grosso atraiu grandes investimentos agroindustriais que possibilitaram seu ingresso definitivo no chamado “segundo ciclo de industrialização”. No último ano, vieram para o estado indústrias do porte da Rexam (fábrica latas de alumínio), a Nortox, a Santana Têxtil e a Sadia iniciando com empreendimentos em construção e a Itap-bemis iniciando a operação. Mato Grosso provavelmente terá todas essas indústrias funcionando até o fim do ano e outras começando a construção de instalações.

E o que dizer então da terceira caravana do Mutirão da Cidadania que percorre o interior do estado e que até agora já realizou 25.509 atendimentos, oferecendo gratuitamente a emissão de documentos (carteiras de trabalho e identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, cartão SUS), cortes de cabelo, atendimento médico, orientações sobre direitos do consumidor, palestras educativas, orientações sobre programas sociais, entre outros. Um serviço de altíssimo alcance social.

Já a interiorização da saúde apresenta avanços consideráveis em relação a anos passados e permite aplicar uma política de saúde voltada às áreas de atenção básica, saúde mental e assistência farmacêutica. Na educação, o governo realiza um trabalho, tanto nas 633 escolas estaduais, quanto junto aos seus servidores, que busca abordar os temas relativos à ética, cidadania, diversidade (cultural, étnica, lingüística, religiosa e sexual, entre outras), e, em especial, a questão da identidade mato-grossense e a cultura regional.

Poderia aqui enumerar muitas outras ações do governo estadual, mas não teria espaço suficiente. O que fiz, foi apenas dar pinceladas sobre o trabalho realizado nos últimos quatro anos e que, tenho certeza, precisa aglutinar forças para que tenhamos a continuidade dele por mais quatro anos. E o PP tem que dar esse exemplo e rumar unido desde o início para a vitória consagradora de Blairo Maggi.

* Lino Rossi é radialista, apresentador de tv e deputado federal licenciado por Mato Grosso.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...