sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

O papa Francisco fala sobre fofoca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O papa Francisco comentando O texto de Jo 21,20-23, disse: "O cristão deve vencer a tentação de falar da vida dos outros". Na sua homilia a partir da pergunta que Jesus dirigiu a Pedro, que tinha se intrometido na vida do outro, na vida do discípulo João, ‘a quem Jesus amava? Pedro, destacou, estava tendo ‘um diálogo de amor? Com o Senhor, mas logo o diálogo desviou-se para outro caminho?

Como se costuma dizer "vulgarmente", disse o Papa, Pedro se faz de "bisbilhoteiro". Em primeiro lugar, a "comparação", o "comparar-se com os demais". Quando existe esta comparação, disse, "terminamos na amargura e até na inveja, e a inveja acaba com a comunidade cristã", "lhe faz muito mal", e "o diabo quer isso".

A segunda forma dessa tentação, acrescentou, são as fofocas. Se começa de um modo "muito educado", mas depois terminamos "esfolando o próximo".
A fofoca é precisamente diminuir o outro, certo? É maltratar-se mutuamente. Como se quisesse ver o outro na lama, não? Em vez de crescer eu, faço que o outro seja diminuído e me sinto bem. Isso não está bem! Parece agradável fofocar… Não sei por que, mas a pessoa se sente bem.
Como uma bala de mel, não é? Você come uma – Ah, que bom! – E depois outra, outra, outra, e ao final fica com dor de barriga. E por quê? A fofoca é assim: é doce no começo e depois acaba contigo, acaba com a tua alma! As fofocas são destrutivas na Igreja, são destrutivas… É um pouco como o Espírito de Caim: matar o irmão, com a sua língua; matar o seu irmão!"Seguindo este caminho, disse, "nos transformamos em cristãos de boas maneiras e maus hábitos"! Mas como é que a fofoca se apresenta? Normalmente, distinguiu o papa Francisco, "fazemos três coisas": "Desinformamos: falamos só a metade que nos convém e não a outra metade; a outra metade não a dizemos porque não é conveniente para nós. Em segundo lugar está a difamação: quando uma pessoa realmente tem um defeito, e errou então contá-lo, ‘fazer-se jornalista?… E a fama dessa pessoa está acabada! E a terceira é a calúnia: dizer coisas que não são certas.

Isso é também matar o seu irmão! Todas essas três – a desinformação, a difamação e a calúnia – são pecado! Este é o pecado! "Isso é dar um tapa em Jesus na pessoa dos seus filhos, dos seus irmãos".
É por isso que Jesus faz conosco como o fez com Pedro quando o repreende: ‘Que te importa? Tu, siga-me!? O Senhor realmente aponta o caminho? "A fofoca não te fará bem, porque te levará a este espírito de destruição na Igreja. Siga-me!"

É bonita esta palavra de Jesus, que é tão clara, é tão amorosa conosco. Como se quisesse dizer: "Não façam fantasias, acreditando que a salvação está na comparação com os outros ou na fofoca. A salvação é ir atrás de mim?" Seguir a Jesus!

Peçamos ao Senhor que nos dê a graça de nunca intrometer-nos na vida dos outros, de nunca converter-nos em cristãos de bons costumes e maus hábitos. Precisamos seguir a Jesus, ir atrás de Jesus, no seu caminho. E isso é suficiente!

Ir. Maria Helena Teixeira – religiosa em Sinop

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...