A gestão de pessoas é uma importante responsabilidade na direção de toda empresa. Nas pequenas empresas, o trabalho da gestão de pessoas é realizado por diretores cuja responsabilidade também inclui produção, finanças, planejamento, administração e outras funções industriais e comerciais. Nas grandes empresas, o trabalho da gestão de pessoas é, normalmente, a responsabilidade de um especialista, treinando nas técnicas especializadas da tarefa.
O departamento de gestão de pessoas ocupa-se da medida, é essencial para o êxito de toda empresa. O gestor de pessoas deve encontrar e contratar as melhores pessoas possíveis para fazerem o trabalho que deva ser feito. Também é responsável pelos arranjos para o treinamento adequado do colaborador, enquanto permanecer na companhia. Ele pode estar diretamente implicado no esforço de adestramento do colaborador, ou pode dirigir esse treinamento através dos supervisores e diretores.
O gestor de pessoas é responsável pelo estabelecimento de uma política realística e de um procedimento para a remuneração dos colaboradores. Ele é auxiliado pelos instrumentos de avaliação do trabalho e de análise do desempenho do colaborador. Os registros de pessoas, para consulta permanente, relativos a todos os colaboradores da empresa, são da responsabilidade do gestor de pessoas. Esses registros devem preencher as necessidades da empresa e, também, as necessidades das agências governamentais quando a lei do país requer a manutenção de registros de trabalho dos colaboradores.
Um sincero interesse no bem estar, na saúde e no conforto dos colaboradores, acha-se no fundo de todos os aspectos técnicos no trabalho do gestor de pessoas. Ele deve estar motivado por um sincero desejo de fazer o melhor para cada colaborador sem intrometer-se na sua vida privada, que não afeta a empresa. Mas como o bom êxito da empresa pode achar-se em conflito com as necessidades ou desejos do colaborador, o gestor de pessoas deve sempre examinar a política e a ação a fim de assegurar ao colaborador toda a ajuda possível.
Taylor torna bem claro que a maior e permanente prosperidade para o colaborador e sua organização proviria de um melhoramento da produtividade. O trabalho do gestor de pessoas, de obter produtividade, consiste em ajustar o pessoal nas suas tarefas, de modo que possa atingir eficiência como grupo, produzindo melhores produtos e em maior quantidade, embora usando o mesmo equipamento. O colaborador que pertence a uma determinada equipe é tão interdependente no seu desempenho, que uma direção de pessoas deficiente pode prejudicar não só a empresa, mas também cada um dos colaboradores. Como diz o professor Luiz Marins. Pense nisso!
Reinaldo do Carmo de Souza é professor da Universidade de Cuiabá