sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso – terra do acolhimento!

Paulo Bellincanta é presidente do Sindicato das Indústrias de Frigorífico do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo MT)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mato Grosso comemora 274 anos, dia 09 de maio!
A grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado às margens do rio Galera, descrito pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, foi obstáculo para que nosso território atraísse milhares de pessoas em busca de novas oportunidades.

Os irmãos se espantaram com a altura e porte das árvores, a densa vegetação que dificultava a penetração, além da majestosa floresta, então denominaram de Mato Grosso. Perto desse mato fundaram as Minas de São Francisco Xavier e toda a região adjacente, pontilhada de arraiais de mineradores, que ficou conhecida na história como as Minas do Mato Grosso.

E a região do “mato grosso” se tornou a província de Mato Grosso, em 1748, com a nomeação do primeiro governador Antônio Rolim de Moura , pela coroa portuguesa.

Aquela pequena povoação se transformou nos cerca de 3, 5 milhões de habitantes que ocupam os atuais 141 municípios. Foram índios, portugueses, espanhóis, paulistas, paranaenses, nordestinos e tantas outras origens que aqui se misturaram e construíram suas vidas.

Das minas de ouro, principal atividade econômica no período colonial, hoje Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país, líder na produção de soja, milho, algodão e do rebanho bovino.
Mato Grosso do brilho do diamante ao amarelo do ouro.
Da madeira abundante ao verde da soja.
Do pantanal exuberante ao branco do boi.
Do ribeirinho, do trabalhador e do estudante.
Por mais que nos chame a atenção as nossas riquezas e nossa natureza, queremos hoje prestar homenagem ao nosso maior tesouro: O povo que aqui mora.

Mato Grosso campeão da hospitalidade. A terra do Sol é também a terra do calor humano. Difícil não se encantar com o sorriso, a conversa e os hábitos simples das pessoas!

No acolhimento, na maneira carinhosa e prestativa de dizer bem- vindo, o mato-grossense se destaca. O nativo da terra e o migrante que fundiram seus hábitos e costumes, e se esforçam na acolhida de todo aquele que chega a está terra abençoada.

A está “casa” de 274 anos queremos agradecer a moradia, o sustento e a alegria de viver.
Parabéns Mato Grosso.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...