PUBLICIDADE

Importância da interpretação de textos na resolução de problemas matemáticos do cotidiano

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Muito se discute na sociedade a algum tempo a importância de se estudar, independente da condição que este estudo é oferecido. Entretanto o que pouco se discute é a importância desses saberes no dia-a-dia do cidadão. A todo o momento somos bombardeados de informações que muitas vezes são ilusórias e não conseguimos enxergar a realidade.
Não obstante ainda, necessitamos de uma boa leitura de mundo para distinguir o que é melhor para nossa vida e é aí que discutimos aqui a importância de saber interpretar os textos jornalísticos, de propaganda, de médicos e poder resolver problemas ou entender o que de fato é realidade.

Entretanto sabemos que muitas vezes somos levados por propagandas que informam um número considerado de parcelas para adquirir aquele objeto de desejo. Mas será que a sociedade está preparada para verificar se de fato o que ela está comprando vai satisfazer o seu desejo, ou ainda se o que ela está pagando é justo?

Os adolescentes não conseguem dar respostas rápidas a problemas imediatos, necessitam de tempo e maior desempenho intelectual para chegar a resultados. Este fator é preocupante, visto que, no cotidiano as pessoas estão diretamente ligadas a problemas que envolvem cálculos instantâneos, como receber ou dar um troco na farmácia ou supermercado, calcular o saldo bancário, ou até mesmo algo mais simples como calcular o fuso horário de um jogo da copa do mundo em outro continente.

Muitas pessoas afirmam que este fato se dá por ser a "geração y", ou seja, a geração que cresceu numa época de surgimento e avanço tecnológico. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por diversas atividades e fazendo tarefas múltiplas, o que os leva a não parar e refletir sobre "pequenas coisas", com mais calma. Eles querem tudo rápido pronto e acabado.

Sabemos que ler é uma atividade dinâmica que abre possibilidades de relação com o mundo e compreensão da realidade e a matemática é uma linguagem de símbolos e lógica, presente em nossas ações diárias. É preciso formar cidadãos alfabetizados que saibam resolver de forma inteligente seus problemas de economia, medicina, previsão de tempo, administração, comércio e diversas situações diárias que envolvam cálculos matemáticos.

A dificuldade de compreender os problemas matemáticos está sempre em discussão por aqueles que acreditam em um mundo melhor e esta discussão está longe de ter um final, haja vista que os cidadãos padecem por falta de conhecimento.

Marluci Demozzi1 e Tânia Inês Manjabosco – professoras do ensino médio em Nova Mutum

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...