sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Gordura no fígado é fator de risco para doenças cardíacas

Max Lima - médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confirme uma nova declaração científica da American Heart Association publicada na revista da Associação Arteriosclerosis, Thrombosis, and Biologia Vascular, cerca de um em cada quatro adultos em todo o mundo tenha uma doença hepática que é  fator de risco para doenças cardíacas.

A condição, chamada doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou Estetatose ocorre quando quantidades anormalmente elevadas de gordura são depositadas no fígado, às vezes resultando em inflamação e cicatrizes. A prevalência da DHGNA é uma estimativa, dados os desafios no diagnóstico da condição, detalhados no comunicado.

Essa doença tem que ser tratada precocemente porque é um fator de risco para danos hepáticos crônicos e doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de DHGNA: um quando apenas a gordura está presente no fígado (chamado fígado gorduroso não alcoólico) e o outro quando inflamação e cicatrizes também estão presentes (chamado esteato-hepatite não alcoólica ou NASH). A ingestão excessiva de álcool pode causar depósitos de gordura semelhantes e disfunção hepática, de modo que o termo NAFLD é usado para diferenciar entre doença causada pelo consumo excessivo de álcool versus doença sem álcool como causa subjacente.

A doença cardíaca é a principal causa de morte em pessoas com DHGNA. As doenças compartilham muitos dos mesmos fatores de risco, incluindo síndrome metabólica (açúcar no sangue e triglicerídeos elevados no sangue, aumento da gordura abdominal e pressão alta); Diabetes tipo 2; tolerância diminuída à glicose (pré-diabetes); e obesidade. No entanto, pessoas com DHGNA correm maior risco de doença cardíaca do que pessoas que têm os mesmos fatores de risco de doença cardíaca sem doença hepática.

FORMAS DE PREVENÇÃO

A NAFLD é muitas vezes evitável mantendo um peso corporal saudável, exercitando-se regularmente, comendo uma dieta de alimentos saudáveis para o coração e gerenciando condições como diabetes tipo 2 e triglicerídeos elevados (um tipo de gordura) no sangue. Fatores genéticos também desempenham um papel em se uma pessoa desenvolve NAFLD e se leva a NASH, cirrose ou câncer de fígado.

Muitas vezes, enzimas hepáticas elevadas no sangue, um possível sinal de DHGNA, podem ser atribuídas erroneamente a um efeito colateral de medicamentos ou ao consumo recente de álcool. Além disso, a ausência de níveis elevados de enzimas hepáticas não exclui NAFLD ou NASH.

Pode-se dizer que a falta de conhecimento da alta prevalência de DHGNA contribui para o subdiagnóstico.

A DHGNA pode ser controlada por uma alimentação saudável, exercícios regulares e perda de peso ou evitar o ganho de peso.

As mudanças no estilo de vida são a pedra angular do tratamento para a DHGNA precoce. As recomendações dietéticas incluem reduzir a ingestão de gordura, limitar o consumo de açúcares simples e escolher mais vegetais ricos em fibras e grãos integrais. Uma dieta de estilo mediterrâneo é o único padrão alimentar específico recomendado por um consórcio de grupos profissionais para o tratamento de DHGNA e NASH. Evitar o álcool é incentivado, pois mesmo a ingestão leve de álcool pode agravar a DHGNA e interferir na capacidade de cura do fígado.

A consulta com um nutricionista pode ajudar as pessoas com DHGNA a planejar e manter uma dieta saudável e perder peso, se necessário.

Lembre-se: todos os fatores de risco para doenças cardíacas merecem atenção.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...