sexta-feira, 26/julho/2024
PUBLICIDADE

Dia do Padre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na terça-feira (4), dia de são João Maria Vianney comemorou-se em todo o mundo o dia do padre. A Igreja, através do documento Presbyterorum Ordinis, do Concílio Vaticano II, diz que o padre  é um cooperador do Bispo na missão de governar, santificar e ensinar o Povo de Deus e  que têm, como primeiro dever, anunciar a todos o Evangelho de Deus (Mc. 16,15), como diz São Paulo: «a fé vem pelo ouvido, o ouvido, porém, pela palavra de Cristo» (Rm. 10,17).
O objetivo do ministério dos padres  é a glória de Deus Pai em Cristo. Esta glória consiste em que a humanidade aceite consciente, livre e gratamente a obra de Deus perfeitamente realizada em Cristo, e a manifestem em toda a sua vida cotidiana.

Os padres são tirados dentre os homens e constituídos a favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecerem dons e sacrifícios pelos pecados… Isto significa dizer que a vocação sacerdotal surge, em primeiro lugar dentro da família que reza, que vive a sua fé e que valoriza a presença do padre. Em segundo lugar ela cresce e se desenvolve dentro da comunidade paroquial ao qual pertence o vocacionado, que o ajuda no processo de discernimento através da oração, do engajamento positivo nas pastorais e na efetiva participação dos sacramentos.

No processo de discernimento vocacional o vocacionado pode escolher ser um padre  diocesano (secular) ou um padre religioso.

O padre Diocesano está ligado a uma Diocese onde foi ordenado e tem como seu superior o Bispo. A espiritualidade baseia-se no Cristo Bom Pastor que está presente em todas as realidades da vida dos fiéis: nas alegrias e tristezas, no trabalho e no lazer, na vida espiritual, na administração dos Sacramentos e na formação das lideranças e agentes de pastoral.  O padre diocesano geralmente mora sozinho, mas onde é possível se valoriza o viver em comunidade de dois ou três padres. O vocacionado pode entrar no seminário a partir do ensino médio e o tempo de formação universitária é no mínimo de seis anos

O padre religioso está ligado a uma congregação religiosa que segue um carisma específico e seu superior imediato é o padre  Provincial. Exemplo de carismas: Salesianos (trabalham em universidades e escolas), os Jesuítas (trabalham em missões indígenas, estão a serviço do Papa, nos seminários …), os franciscanos e capuchinhos (se dedicam ao trabalho das missões populares, inserção em comunidades carentes), os camilianos (trabalham com os doentes em hospitais); os paulinos (trabalham com os meios de comunicação social), etc.  O padre religioso se caracteriza por viver em comunidade de pelo menos três padres e segue a espiritualidade do seu fundador (ex: Jesuítas: Santo Inácio de Loyola).

A família do padre é a comunidade, que deve acolhê-lo e auxiliá-lo no trabalho de evangelização através das pastorais, movimentos e serviços que a Igreja oferece aos seus fiéis. A comunidade deve rezar pelos seus padres, ampará-los na doença e na sua velhice, acolhendo-os na paroquia em que trabalham.

Somente ao padre e ao bispo foram dados o poder de celebrar a Santa Missa e fazer com que Jesus se faça presente em nosso meio através de seu Corpo, alma e divindade, presente no seu Corpo e Sangue. Nem Nossa Senhora, nem os anjos tiveram este poder de celebrar a Eucaristia.

Portanto neste mes de agosto somos chamados a rezar pelas vocações, especialmente a sacerdotal para que através da administração dos sacramentos o padre possa fazer com que as bençãos de Deus cheguem até as pessoas, estas à salvação.

E você jovem já ouviu o chamado de Cristo que disse: “Vem e segue-me?” (Mt 9,9). Qual foi ou como esta sendo a sua resposta? Não tenhas medo, eu estarei contigo!

Padre Valdir Luiz Koch é pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Sinop 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Feminicida morre na cadeia?

Tenho uma filha, meu tesouro. Não consigo nem imaginar...

União transformadora entre Estado e Municípios

A implementação do Regime de Colaboração pela Secretaria de...

Palavras são palavras

Palavras são palavras, mas que naturalmente são transformadas em...

SER Família Habitação: um programa que nasceu no coração

Transformar sonhos em realidade tem sido uma das maiores...