sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Chaves: um "boca suja" guerrilheiro com sinais de insanidade mental

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Há 40 anos pesquisadores, estudiosos, cientistas políticos, jornalistas e outros formadores de opinião chegaram à conclusão que, a ditadura militar foi um regime arbitrativo e repressivo, anti-nacional e acima de tudo anti-popular.
Para os mais jovens, o feito se tratava de uma verdadeira conspiração contra João Goulart – conspiração esta denominada de golpe militar, o regime mais ditatorial da história do nosso país. Foi um sistema de promessas e mentiras contra o povo e a nação, onde se lançava ilusórias perspectivas de vidas, um verdadeiro ato de força. E, com uma promessa de devolver aos civis o poder em um curto espaço de tempo. Mas os que não duvidavam de um prazo bem maior, viu que tudo aquilo apenas terminou num espaço de 21 anos depois, quando forças democráticas fizeram com que os últimos dos militares saísse pelas portas dos fundos, colocando fim a regime que matou, manipulou e arrasou durante décadas a democracia brasileira.

O golpe militar de 64 tinha seus próprios interesses que nunca se encontravam com os interesses do povo e da nação, e assim foi terminou deixando marcas e resquícios amargos de um sistema que não deu certo pelo fato de apenas defenderem seus seculares privilégios. Nessa terça-feira (09) um notícia dada pelo Jornal da Globo preocupou a nação brasileira quatro décadas depois, pois os sinais da nossa ditadura ainda circulam alguns paises como o de Hugo Chaves, a Venezuela. O último feito venezuelano ganhou espaço na mídia internacional com tamanha rapidez que paises vizinhos como o Brasil, que declarou apoio ao ex-guerrelheiro, pode estar com seus laços comprometidos. É que Chaves agora criou um novo sistema para interromper os sinais de TV e Rádios locais, isso a qualquer hora do dia com um programa surpresa que surge do nada para seus discursos, um comunicado, ou simplesmente segundo Chaves, fazer parte de um programa da “guerrilha de pensamento”.

Tamanho é o despreparo de Chaves, mas com poder, que sua atitude já disseminou em todo pais suas loucuras e insanidades de ideais. Para se ter uma idéia em apenas um mês canais de rádios e TV´s foram tirados do ar pelo presidente venezuelando. Ele sofre a pressão de estudantes, e para isso estudou uma nova forma de atacar e pressionar a oposição. Já imaginou se o mal de Chaves se transforma numa epidemia como o vírus influenza, a malaria, a dengue e outras cóleras. Mas Chaves não é assim tão ruim como imaginamos, pois em seu primeiro discurso surpresa, anuncia emergência em acabar com os apagões que atualmente atinge quase todo pais. Esta ficando conhecido também pelos seus palavrões que segundo a imprensa internacional chegam a durar em média 10 minutos por discurso. Mas Chaves é inteligente, também, e mostra que tem atitude ao lançar uma contra partida ao pedir sutilmente “sem ameaças” que se os moradores não reduzirem o consumir de energia elétrica de suas residências em 10% sofrerão com as multas, já para as grandes empresas a punição será o corte no fornecimento de energia.

Além disso, Chaves têm outros problemas a serem resolvidos, como a inflação, a violência, o desemprego entre outros que surgem como num passe de mágica, ou melhor, num passo de Chaves. Até nesta quarta-feira (10) de manhã o presidente Lula, seu mais garantido amigo, não havia se pronunciado contra ou a favor das atitudes “chavianas”. E para finalizar lamentamos em dizer o quanto “na história desse país” fomos tão prejudicados por decisões bem idênticas a do grande Imperador Hugo Chaves, como no melhor exemplo, a era Goulart – ou golpe militar lhe como soar pior.
 
José Carlos Nery de Araújo – é jornalista em Sinop MT e pesquisador de cenas que cotem violência em programas de TV.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...